Uma pesquisa realizada recentemente pela Esri da Espanha, mostra que houve um aumento na aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas áreas de Planejamento Urbano e da Terra (56 %) e Geomarketing (33%).

Quanto às melhorias obtidas com o uso da tecnologia GIS nas organizações, cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que o uso do GIS é de grande importância para a tomada de decisões. Além disso, 63% admitem que a tecnologia aumenta a eficiência, reduzindo significativamente o tempo e os recursos gastos em tarefas críticas. Mais da metade dos entrevistados também acreditam que o uso do GIS aumenta a confiabilidade dos resultados e a capacidade de controle.

Sobre a possibilidade de incorporar a tecnologia de GIS em novas áreas da empresa, 33% disseram que planejam realizar este investimento dentro de um ano, subindo para 40% em relação àqueles que desejam incorporar essa tecnologia dentro de um período máximo de dois anos. Os restantes 22% asseguram que irão incorporar a tecnologia para novas áreas dentro de seis meses.

Quanto às novidades tecnológicas em que o SIG terá um papel importante nos próximos anos, 61% dos entrevistados apostam na interoperabilidade, 54% no desenvolvimento de dispositivos móveis e 26& no Cloud Computing. Finalmente, a pesquisa também registrou um progresso significativo na integração com outros sistemas da empresa,  12,5% delas informaram que sua aplicação GIS está integrada com o Business Intelligent Platforms, 10,4% com o CRM e outros 10,4% com ERP.

O levantamento foi feito com cinquenta empresas usando tecnologia GIS, abrangendo os seguintes setores: Recursos Naturais (31,4%), Utilidades (17,6%), Produção Cartográfica (15,7%), Educação ( 11,8%), Transporte e Logística (9,8%), Saúde e Serviços Sociais (7,8%), Telecomunicações e Utilities (2%), defesa e inteligência (2%) e Segurança e de Emergência (2%).

Siga o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.