Georreferenciamento de imóveis e gestão territorial são destaque no MundoGEO#Connect
Por Eduardo Freitas
O setor de georreferenciamento e certificação de imóveis rurais levou um “tranco” em 2010, com a revisão na Norma e os novos procedimentos do Incra, que tinham o objetivo de realmente fazer a regularização fundiária andar a passos largos. Um ano após a mudança na forma de elaborar o georreferenciamento e certificar imóveis, especialistas do Incra e profissionais envolvidos com o setor voltam a encontrar-se para debater como está o andamento dos projetos e quais as novidades do geo no Brasil.
E o palco deste encontro será o MundoGEO#Connect, evento que se realizará em São Paulo de 14 a 16 de junho e reunirá empresas, instituições e profissionais de geomática que estarão em contato direto com as últimas tendências da indústria geoespacial. Além da feira de equipamentos e serviços, haverá três auditórios funcionando simultaneamente, com mini-cursos e seminários para que os usuários de geotecnologia possam atualizar-se e fazer contatos profissionais.
O MundoGEO#Connect é fruto das novas demandas por soluções geoespaciais dos setores empresariais e governamentais. Esta revolução foi percebida a partir da movimentação nas redes sociais, visitantes cadastrados no Portal MundoGEO, assinantes das revistas InfoGNSS e InfoGEO, além dos participantes dos recentes eventos online e presenciais realizados pelo Grupo MundoGEO.
Desde 2009, foram 8 seminários e 14 webinars que reuniram mais de 10 mil profissionais, sendo que pelo menos 60% nunca haviam participado de eventos do setor e 90% aprovaram o formato e os conteúdos apresentados.
Para explicar o que é, como, e porque houve a revisão na Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, o Seminário GeoCertificação de Imóveis Rurais, que aconteceu no dia 23 de setembro de 2010 em São Paulo, trouxe profissionais ligados ao segmento, entre eles representantes do Incra, para ministrar as palestras e mediar debates sobre o assunto. O evento proporcionou o encontro e o diálogo direto entre o governo e os profissionais das áreas ligadas ao georreferenciamento de imóveis rurais, privadas e públicas, e reuniu mais de 250 participantes, além dos que acompanharam as palestras e debates pelas redes sociais.
Estiveram presentes no seminário Marcelo Cunha, coordenador de cartografia do Incra; Régis Bueno, diretor da Geovector; Clinger Carlos, diretor comercial da Agronômica Consultoria; Roberto Tadeu Teixeira, chefe do serviço de cartografia e presidente do Comitê Regional de Certificação do Incra-SP; George Takeda, registrador de imóveis de São Paulo; Luiz Antonio Ugeda Sanches, diretor executivo do Instituto Geodireito; Hamilton Fernando Schenkel, presidente da Apeaesp e Edmilson Volpi, vice-presidente da Abec-SP.
Veja mais sobre este seminário em www.mundogeo.com/seminarios/geocertifica
Baseado no slogan ”O futuro dos mapas chegou”, o MundoGEO#Connect será um evento que aliará uma feira de produtos, serviços e equipamentos a uma grade de debates usando a interatividade como diferencial. Especialistas discutirão tendências, mostrarão seus casos de sucesso e debaterão com os usuários as novidades tecnológicas, tudo isso num ambiente integrado e interativo.
O MundoGEO#Connect tem como meta reunir mais de 3 mil profissionais, produtores e usuários da geoinformação em seus mais diferentes níveis, entre os participantes das atividades (mini-cursos, seminários e eventos paralelos) e visitantes da feira.
O mercado de geomática
Com o crescimento vertiginoso das redes sociais, que nos últimos anos têm se mostrado importantes para a divulgação de ideias e a localização pessoal, é preciso entender o que está acontecendo na área de geotecnologia. Os próximos anos serão marcados por uma revolução na geomática aplicada a gestão pública, meio ambiente, infraestrutura, agronegócio, entre outras áreas.
Um exemplo de inovação neste setor são os novos dados do Censo IBGE, um levantamento que irá proporcionar aos órgãos nacionais de governo uma oportunidade de direcionar recursos para regiões com determinadas carências, seja na área da saúde, economia, lazer, abastecimento, entre outras, movimentando assim todo o setor de geo.
Hoje, o mundo está de olho no Brasil, que tem boas perspectivas de crescimento e ainda uma grande falta de infraestrutura, como estradas, ferrovias, portos, barragens, etc.. Para debater assuntos ligados ao georreferenciamento de imóveis rurais, à certificação de propriedades, à gestão territorial e à regularização fundiária no Brasil, especialistas foram convidados para participar do MundoGEO#Connect, comentando e debatendo com a comunidade quais os desafios e as oportunidades deste setor.
No dia 14 de junho será realizado o mini-curso “Geocertificação de Imóveis Rurais”, com seis horas de duração. O treinamento, que será ministrado por Roberto Tadeu Teixeira, vai abordar as mudanças na Norma Técnica e nos procedimentos de Certificação de imóveis junto ao Incra. Os participantes terão direito a um CD Legeo e será feita uma avaliação ao final do curso, garantindo que o profissional sairá devidamente capacitado a apresentar o processo em condição de Certificação, pois será corretamente instruído sobre todos os aspectos ligados ao georreferenciamento de imóveis rurais e à elaboração das peças técnicas.
Já no segundo dia do MundoGEO#Connect haverá lugar para um seminário com o tema “Georreferenciamento de Imóveis Rurais”. Na ocasião, palestras e debates serão realizados durante todo o dia com o objetivo de mostrar aos participantes como garantir a aprovação, junto ao Incra, dos projetos de georreferenciamento de imóveis rurais. Dentre os temas do seminário estarão o uso de imagens de satélite no georreferenciamento, casos práticos de trabalho em campo, a revisão da Norma Técnica e nos procedimentos de Certificação, os detalhes sobre processamento e ajustamento de dados GNSS, além de uma apresentação sobre os novos serviços online do Incra, que pretendem acelerar os trâmites e melhorar a vida dos profissionais.
No dia 16 de junho o destaque será o seminário “Geotecnologia na Gestão Territorial”, que mostrará as diversas aplicações da geomática nas áreas de meio-ambiente, agronegócios, infraestrutura, recursos naturais e gestão pública. Em um ano em que não haverá eleições na esfera federal, estadual ou municipal, o ambiente será propício para debater os aspectos ligados a cadastro técnico multifinalitário, estrutura fundiária rural e urbana, organização espacial, gestão ambiental, qualidade da informação espacial e cadastral, ordenamento do solo, etc..
Programação do MundoGEO#Connect 2011
Imagens de satélites no georreferenciamento
Pode-se dizer que hoje o georreferenciamento de imóveis rurais é uma das áreas que mais tem crescido dentro da geomática, principalmente devido à Lei Federal 10.267 de 28 de agosto de 2001 e o Decreto 4.449 de 30 de outubro de 2002, que estabeleceram critérios e prazos para a regularização dos imóveis no Brasil.
Segundo o Decreto 5.579/05 de 31 de outubro de 2005, a partir de novembro deste ano se tornará obrigatório o georreferenciamento de todas as propriedades em casos de compra, venda, desmembramento ou remembramento.
Com o objetivo de agilizar este processo, em 2010 foi lançada a Segunda Edição da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, que pretende mudar o atual cenário através da adoção de novos procedimentos, entre eles o uso de imagens de satélite para a determinação de vértices restritos. Ou seja, imagens poderão ser utilizadas para obter as coordenadas de pontos em floresta densa, protegida por lei ou em locais inacessíveis.
Este e outros assuntos relacionados com o setor de georreferenciamento e certificação de imóveis rurais serão abordados durante o MundoGEO#Connect. Agende-se e não perca esta oportunidade de conhecer as principais empresas do setor, debater frente a frente com os especialistas no assunto, encontrar colegas do setor e fazer novos contatos profissionais.
Prêmio MundoGEO#Connect
Durante o MundoGEO#Connect será feita uma premiação inédita para o setor de geotecnologia. Entre os meses de janeiro e fevereiro a comunidade de geotecnologia ajudou a escolher os cinco indicados nas categorias personalidade da década, instituição de ensino e/ou pesquisa de maior destaque, empresa de geotecnologia com maior presença online, profissional de marketing de maior destaque, lista de discussão mais ativa e melhor blog de geotecnologia.
Conheça os finalistas