O satélite francês Pléiades 1A já forneceu suas primeiras imagens depois de ter sido colocado em órbita por um veículo Soyuz em 17 de dezembro de 2011.

Parte das primeiras imagens adquiridas pelo satélite  Pléiades 1A serão disponibilizados ao público pela agência espacial francesa (CNES). A resolução espacial de 50 centímetros do Pléiades 1A é claramente revelada sobre as paisagens urbanas de Paris (ao lado imagem do Museu do Louvre), Madri e São Francisco.

PleiadesA primeira imagem adquirida por um satélite de observação da Terra é também o momento em que, pela primeira vez, os instrumentos a bordo e em solo são ativados. A capacidade de coleta, que inclui satélite tasking, aquisição de imagem, dados de recepção e pré-processamento, é verificada de ponta a ponta.

Em meados de janeiro, quando o satélite atingir sua órbita final, o primeiro produto Pléiades 1A será lançado, com 50 centímetros de resolução e 20 quilômetros de faixa em solo. Estas características tornam os produtos Pleiades 1A a solução ideal para o mapeamento detalhado e fotointerpretação.

Comercializado pela Astrium Services, os produtos Pléiades 1A estarão disponíveís para todos os usuários a partir de março de 2012. Os usuários serão então capazes de aproveitar o Pléiades 1A com seus cinco cenários de aquisição, três planos de tasking diários e capacidade de aquisição de 450 imagens por dia. Após o lançamento, em 2013, de seu satélite Pléiades 1B gêmeo, a constelação será capaz de revisitar qualquer ponto do globo todo dia.

Quatro satélites nos próximos dois anos

O lançamento do Pléiades 1B marca o primeiro passo de uma constelação de quatro satélites com uma combinação de capacidade de revisita duas vezes por dia com uma variada gama de resoluções.