Aprogeo BAA Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (Aprogeo) foi fundada no dia 7 de fevereiro, durante uma assembleia realizada na sede do Crea-BA. A entidade surge com a função de ampliar o reconhecimento do geógrafo, que no caso da Bahia tem suas atribuições desconhecidas principalmente pelos órgãos de planejamento, bem como de organizar a categoria. A viabilização da associação no estado era reivindicada desde 2010.

De acordo com assessor de relações institucionais do Crea-BA, José Augusto Queiroz, é uma das premissas da nova gestão do Conselho fomentar e apoiar a organização profissional. “Percebemos problemas na questão dos registros, onde verificamos que os licenciados não têm a obrigação do registro, diferente dos bacharelados. Os profissionais estavam desorganizados, então o Conselho tem sido fundamental nesta organização”, revela. Ele ainda destacou a possibilidade de os geógrafos se inserirem a Câmara Especializada de Agrimensura, que momentaneamente está integrada a de Engenharia Civil.

Geografia no Brasil

Além de criar a entidade, a Assembleia também aprovou o estatuto e elegeu a diretoria. Assumindo o cargo de presidente da Aprogeo, o geógrafo Daniel Albuquerque Ribeiro, afirmou que o panorama atual da Geografia no Brasil e no mundo é interessante. “Se tomarmos os países da Europa, ou o Canadá, Estados Unidos e até mesmo os nossos vizinhos latino americanos oferecem um mercado de trabalho mais interessante para a profissão”, avalia, destacando que no País, os estados onde existe a Aprogeo, o mercado de trabalho está em ascendência, como por exemplo, em São Paulo.

Na Bahia, o presidente informa que os geógrafos estão atuando em áreas mais tradicionais como na realização de estudos geomorfológicos, planejamento urbano e territorial, gestão de bacias hidrográficas, estudos sobre região, participação em equipes que elaboram EIA/RIMA e no geoprocessamento.

A articulação dos geógrafos no Estado é a principal proposta de trabalho da Aprogeo. Segundo Daniel Ribeiro, a entidade já possui um cadastro de 200 membros e pretende, com a ajuda do site e blog, chamar a atenção dos profissionais e associá-los. Outro ponto defendido pelo presidente é o estreitamento de laços com outras Aprogeos, através de encontros regionais e nacionais, e fortalecer a formação profissional por meio de cursos de aperfeiçoamento.

Todas as informações necessárias para o profissional se associar estão disponíveis no site: www.wix.com/aprogeo/ba.

Fonte: Ascom Crea-BA