O sistema GEONETCast, criado para disseminar dados de satélite e produtos ambientais utilizando infraestrutura de baixo custo, é uma das tecnologias apresentadas durante as comemorações pelo aniversário de 39 anos da Embrapa, neste dia 25 de abril, em Brasília (DF). Um sistema receptor está em operação na Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas/SP) como resultado da participação no projeto internacional DevCoCast, permitindo o acesso a uma grande diversidade de informações geoespaciais fornecidas por diversos provedores em todo o planeta.

Em escala continental, os dados disponibilizados pelo sistema têm aplicação em questões relacionadas à vegetação e à agricultura, incêndios e inundações, recursos hídricos, dados de oceanos, tempo e clima, visando tomadas de decisão na agricultura, monitoramento da vegetação e de eventos extremos, como secas, estimativa de rendimento agrícola e vulnerabilidade ambiental, em prol do desenvolvimento sustentável. A participação no sistema também oferece a possibilidade de obtenção de dados em séries históricas de imagens de satélite.

“Os produtos gerados através do processamento destes dados poderão beneficiar decisões técnicas e políticas em todos os setores da sociedade, incluindo agricultura e uso das terras, meio ambiente e mudanças climáticas, turismo, entre outras, diminuindo o impacto causado pela dependência de informação vinda dos grandes centros por parte dos países em desenvolvimento, contribuindo para a busca da sustentabilidade”, explica um dos coordenadores do projeto, Édson Luis Bolfe.

Produtos

Sistema GEONETCast_NDVI
NDVI gerado pela Embrapa e disponível no novo sistema

Além de subsidiar os projetos da Embrapa Monitoramento por Satélite, o sistema vai contribuir com ações de pesquisa das demais Unidades da Empresa. Como resultado da utilização dos dados disponibilizados pelo sistema, a Embrapa Monitoramento por Satélite já desenvolveu alguns produtos.  Entre eles, está o monitoramento agrícola e de pastagens através de índices de vegetação e a avaliação espacial da cobertura vegetal em grandes áreas e em períodos mensais.

Outro produto gerado utilizou sensores hiperespectrais e imagens multi-temporais para identificar áreas com plantio de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. E por último, um produto voltado para a avaliação espacial da cobertura vegetal que utiliza imagens do sensor SPOT Vegetation e um software específico, desenvolvido pela Universidade de Twente, na Holanda.

Como funciona

O projeto DevCoCast foi coordenado pela Comunidade Europeia, com o objetivo de oferecer gratuitamente uma série de produtos de observação da Terra para países em desenvolvimento através da instalação de antenas de recepção de baixo custo. Através deste sistema, os parceiros do projeto compartilham, por exemplo, imagens de satélite, dados agrícolas, ambientais, meteorológicos, marinhos e de vegetação de países como Argentina, Bélgica e Reino Unido.

No Brasil, foram instaladas antenas de recepção no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na Embrapa Monitoramento por Satélite, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para conhecer o novo sistema acesse este link.

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite