Com 30 anos de mercado, faturamento global de US$ 1,7 bilhão em 2011 e líder mundial em soluções de tecnologia de posicionamento – como GPS, laser, óptica e inerciais -, utilizadas em diversos segmentos, a Trimble, multinacional com sede na Califórnia (EUA), decidiu apostar no bom momento econômico que vive o Brasil para ampliar presença e aumentar a sua fatia de mercado local. A corporação hoje presente em 21 países está investindo cerca de US$ 3 milhões na abertura de uma unidade no País, localizada na cidade de Campinas (SP), onde passará a desenvolver, inicialmente, projetos integrados para empresas nacionais dos segmentos de topografia (construção civil e infraestrutura) e agricultura.

Chris Gibson, vice-presidente da Trimble, e Emerson Granemann, diretor e publisher do MundoGEO (Fotos: Andrea Prado)

Grande parte dos cerca de 900 produtos desenvolvidos e patenteados pela Trimble no mundo estão no Brasil há cerca de dez anos, comercializados através de representações comerciais. Este modelo será mantido, porém, a direção mundial da companhia decidiu instalar uma unidade própria no País, repetindo sua aposta nos países que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para crescer no mercado mundial, onde está presente em mais de 100 países. Esta estratégia de negócio tem como objetivo aproximar ainda mais a companhia de seus clientes e mercados, desenvolvendo produtos e tecnologias sob medida para as necessidades locais.

Apesar de ser mais conhecida pela produção de tecnologia para GPS, a Trimble vem diversificando suas estratégias e negócios ao longo dos anos, de forma a se manter atualizada e competitiva no mercado mundial. Hoje, além dos equipamentos de posicionamento, a empresa desenvolve soluções completas para aplicações específicas combinando hardware, software e comunicações sem fio, que agilizam as operações comerciais nas empresas e melhoram a produtividade e a rentabilidade. Seus produtos são encontrados em um amplo mercado, como engenharia, agricultura, transporte, construção e infraestrutura de comunicações sem fio.

Para comandar a operação brasileira, a Trimble expatriou o executivo Carlos Alberto P. Nogueira, que viveu vários anos nos Estados Unidos e Europa, com passagens por multinacionais como GM, GE e Motorola. Ele vai responder pela diretoria executiva da Trimble Brasil, comandando uma equipe de 20 técnicos e engenheiros, que será responsável pelo desenvolvimento de projetos e soluções, como sistemas para administração, gerenciamento de ativos, localização e infraestrutura on line (seus equipamentos permitem visualizar em tempo real todas as etapas de um projeto de construção, por exemplo), além de sistemas integrados, também conhecidos como Connected Farm, voltado para o setor agropecuário.

“Com estes equipamentos, nosso cliente pode ter um raio-x de seus negócios em tempo real, ganhando agilidade nos processos de gerenciamento e execução dos trabalhos”, explica o Diretor Executivo da Trimble Brasil. Ele explica que, inicialmente, os focos de atuação da unidade local serão os segmentos de topografia e agricultura, mas que os demais segmentos onde a companhia já atua podem ganhar corpo futuramente, de acordo com a demanda local.

Carlos Nogueira e Emerson Granemann

Pesquisa e Parcerias 

Nogueira lembra que a Trimble elegeu os países do BRICS como novo alvo de expansão para seus negócios. “O Brasil é o único país onde ainda não havíamos nos estabelecidos com uma unidade própria.” E a escolha de Campinas para abrigar sua sede nacional, ocorreu pela disponibilidade de mão de obra especializada e por ser uma cidade onde estão grandes universidades e centros de pesquisas.

Além de contratar técnicos e engenheiros para formar sua equipe local, a companhia também tem como objetivo treinar profissionais localmente para atender suas demandas futuras. Para tanto, no próximo dia 12 de abril, assinará um memorando de intenções de parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na qual estabelece como prioridades para os próximos meses a instalação de um laboratório completo de topografia e agricultura, colaboração mutua para desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento tecnológico, criação da Trimble University (área para treinamento de universitários e profissionais de todo o País), criação de programas de trainee para os jovens que cursam a Universidade, dentre outras ações que serão estudadas em conjunto.

Trimble e  MundoGEO

O diretor de publisher da MundoGEO, Emerson Granemann, esteve presente na cerimônia de inauguração do escritório. “Ao conversar com os executivos da Trimble, constatei que a empresa pretende com esta iniciativa atender melhor sua rede de distribuidores no Brasil bem como avaliar as atuais e principalmente futuras demandas dos setores de agricultura de precisão, GNSS e soluções geoespaciais. Tendo em vista o potencial de crescimento da região nos próximos anos”, conta Emerson.

Além disso, a Trimble é uma das parceiras estratégicas do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Trimble no Brasil