Anivers%C3%A1rio INPE 51 anos Inpe comemora 51 anos e lança serviço que mede emissões na AmazôniaCom a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, nesta sexta-feira (10) acontece a solenidade em comemoração aos 51 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), instituição que deu ao Brasil a capacidade de desenvolver satélites, produzir ciência espacial de qualidade, monitorar nosso território, ter uma previsão de tempo moderna, entender as mudanças globais e fazer com que o Espaço seja parte da sociedade brasileira. A cerimônia começa às 14h30 na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP).

O evento marca o lançamento do Inpe-EM, novo serviço que fornecerá informações sobre quanto carbono é emitido por causa do desmatamento na Amazônia. A estimativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por mudanças de cobertura da terra é informação crítica na quantificação dos impactos da perda da floresta para o balanço global de gases na atmosfera, assim como para monitorar os efeitos de ações que visem a redução de emissões. O serviço proverá estimativas anuais de emissão de GEE para a Amazônia e Estados da região.

Ainda durante a cerimônia, haverá uma apresentação sobre a MUX, a inovadora câmera multiespectral desenvolvida pelo Inpe, em parceria com a indústria nacional, que já está integrada ao satélite sino-brasileiro Cbers-3, cujo lançamento deve ocorrer na China no final do ano. Exemplo da capacidade de inovação e do sucesso da política industrial adotada pelo Inpe, a MUX é dos mais sofisticados sistemas espaciais já desenvolvidos no Brasil. Para viabilizar essa câmera, o Instituto estabeleceu contratos com a indústria nacional que resultaram em dezenas de empregos diretos de alta qualificação.

Homenagens

Presidida pelo diretor do Inpe, Leonel Perondi, a cerimônia terá homenagens a servidores que completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de atividades, bem como àqueles que recentemente se destacaram nas carreiras de Pesquisa, Gestão e Desenvolvimento Tecnológico.

Serão ainda homenageados os aposentados durante o último ano e, como incentivo à futura geração de pesquisadores, serão entregues certificados de Menção Honrosa a estudantes que se destacaram no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Também participam da cerimônia o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Rodrigues Elias, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, o subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTI, Arquimedes Diógenes Ciloni, entre outras autoridades regionais e nacionais, pesquisadores e representantes da indústria brasileira.

A cerimônia será transmitida ao vivo através da página www.lit.inpe.br/aovivo

Fonte: Inpe