A CPE Tecnologia apresenta o King Survey Tracker (KST), um sistema de rastreamento para equipamentos topográficos que, ao utilizar a tecnologia GSM/GPRS associada à recepção de sinal GPS, permite monitorar e rastrear em tempo real as estações totais com finalidade de apoio logístico e segurança. O KST utiliza um um chip de dados tipo Machine-to-Machine (M2M), presente também em sistemas de telemetria que, depois de instalado nos equipamentos, consegue informar com precisão a sua localização. Para obtenção das coordenadas, é necessário realizar uma chamada através de um aparelho celular convencional para o número do chip que compõe o equipamento. O sistema envia então um SMS com a informação desejada.

Info
www.cpetecnologia.com.br


Autodesk Education

A Autodesk anunciou sua linha 2013 de softwares, serviços em nuvem e treinamentos, para instituições de ensino médio, superior e profissional. Os produtos da nova linha incluem os softwares mais recentes para criação e design, com programas específicos para educação.

Uma novidade apresentada é a plataforma Autodesk 360, que utiliza computação nas nuvens para conectar professores e estudantes, possibilitando armazenar, editar e compartilhar seus projetos. Além disso, a companhia fornece materiais de aprendizado para que professores incorporem tecnologia de design à sala de aula. A novidade inclui vídeos e lições interativas, com modelos em 3D para professores, e está disponível na página da Autodesk Education.

Info
http://students.autodesk.com


Atlantis

Tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa, relacionados aos temas sustentabilidade e economia verde, integram o aplicativo Atlantis, um software lançado durante a Rio+20 que está disponível para consultas na internet. As contribuições da Embrapa Monitoramento por Satélite, que já integram o aplicativo, são voltadas para os temas integração lavoura-pecuária-floresta, biodiversidade e recuperação de pastagens degradadas. Mapeamento de áreas com degradação, tipos de solos, mapa de risco de erosão e uso e cobertura das terras são algumas das informações disponíveis no WebGIS desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa Mapastore.

Info
www.cnpma.embrapa.br/atlantis2.ht


Base cartográfica do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma nova base cartográfica para o território nacional, em escala 1:250.000 (BC250), como parte do projeto SIGBrasil. Referência cartográfica para as ações de planejamento, monitoramento e atualização das informações dos recursos naturais do país, a nova escala possibilita uma visualização muito mais detalhada do que a escala anterior, de 1:1.000.000. A BC250 está disponível em formato shape, que permite utilização em programas de Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Com os dados das diversas categorias de informação presentes nos novos mapas, de forma integrada e totalmente digital, a nova Base Cartográfica 1:250:000 está preparada para integrar a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) no futuro próximo. O mapa do Brasil mostra a divisão em blocos da base cartográfica em escala 1:250.000, disponibilizada para 81% do território nacional.

Base Cartográfica do Brasil

Info
www.ibge.gov.br


OSGeo-Live GIS 6.0

A Fundação Geoespacial de Software Aberto (OSGeo, na sigla em inglês) lançou a versão 6.0 da coleção de softwares OSGeo-Live GIS. A ferramenta reúne vários softwares geoespaciais de código aberto, sem a necessidade de instalação. O conjunto fornece aplicativos pré-configurados para uma série de aplicações geoespaciais, incluindo armazenamento, edição, visualização, análise e manipulação de dados. Também contém exemplos para implementação de conjuntos de dados e documentação.

Info
http://live.osgeo.org/en/index.html


Vantage

A Faro Technologies, fornecedora de tecnologia de medição 3D, anunciou recentemente o lançamento do Vantage, um laser tracker que combina vários recursos em um design portátil. Recursos como SmartFind, Multiview e Wi-Fi integrados aceleram as rotinas de medição possibilitando mais velocidade e eficiência. Os laser trackers são instrumentos que medem com precisão objetos grandes, determinando as posições de alvos ópticos. Embora o Vantage seja 25% menor e 28% mais leve do que o seu predecessor, a Faro incluiu novos sistemas ópticos em linha, que melhoram a medição a longo alcance em 45% para até 80 metros.

Dois novos recursos do Vantage – SmartFind e MultiView – aumentam a produtividade ao reduzir o tempo de medição. O sistema SmartFind responde a gestos simples do operador e permite encontrar rapidamente o alvo desejado, sempre que o feixe estiver perdido ou quebrado. O sistema MultiView utiliza duas câmeras integradas que permitem aos usuários apontar automaticamente para alvos específicos e difíceis de alcançar. O Vantage ainda é resistente à água e poeira.

Info
www.faro.com


TopNET live

A Topcon Positioning Systems (TPS) lançou o TopNET live, um site com serviços e dados GNSS que oferece aos assinantes uma rede de referência RTK e também DGPS, com correção GPS e Glonass de alta qualidade para diferentes aplicações, tais como levantamento, construção, mapeamento GIS, controle de máquinas e agricultura de precisão. Gerenciado pela equipe da Topcon e seus distribuidores, o novo site de redes de referência oferece dados GNSS de alta qualidade, através de uma variedade de dados em tempo real, de produtos e formatos, para equipamentos de todas as marcas que utilizem este tipo de estrutura em rede.

O TopNET live está disponível por enquanto para usuários na Europa e América do Norte, com guias de equipamentos, vídeos, notícias, FAQs, entre outras funcionalidades. Os usuários podem se registrar e se inscrever para as redes de sua escolha, seguindo os links de cada país, que contêm detalhes adicionais e serviços de cada rede individual.

Info
www.topnetlive.com


Geomatica 2013

A PCI Geomatics anunciou o lançamento do software Geomatica 2013. Disponível em versão beta para ser testado por usuários, o software foi aprimorado em algumas áreas, contando com fluxos de trabalho mais eficientes para processamento de grandes projetos (100 a mil cenas por projeto); nova interface de correção atmosférica para detecção automatizada de nuvens e remoção de névoa; melhor extração de modelos digitais de terreno a partir de imagens de alta resolução, etc..

Info
www.pcigeomatics.com


SuperGeo lança material para aprendizagem de GIS e GPS

A SuperGeo lançou novas versões dos cursos sobre GPS e GIS, distribuídos através de CDs. Com novos recursos e conteúdo atualizado, o material facilita a aprendizagem com a utilização de animações em flash. Projetado para iniciantes nas tecnologias GIS e GPS, os CDs de aprendizagem contam com conceitos para os dois domínios. O CD sobre GIS ilustra principalmente a manipulação de dados diversos e análises, enquanto que o CD de aprendizagem GPS introduz sobre estrutura e aplicações da tecnologia. Cada capítulo conta com animações que ajudam os usuários a entender conceitos complexos, de maneira fácil e simples. Para quem já comprou os CDs, a SuperGeo oferece atualização gratuita. O material está disponível em inglês.

Info
www.supergeotek.com


Satélite Spot 6

O satélite de observação da Terra Spot 6, contruído pela companhia Astrium, foi lançado com sucesso em órbita, a partir da Índia, no início de setembro. O aparelho vai se unir ao Pléiades 1A, satélite de altíssima resolução, que já está em operação. Segundo a Astrium, a partir de 2014 a constelação ficará completa, com o lançamento dos satélites Pléiades 1B e Spot 7. O Spot 6 é um satélite óptico de alta resolução. Tal como o seu gêmeo Spot 7, tem uma faixa de cobertura de 60 quilômetros e irá fornecer produtos com resolução espacial de até 1,5 metro. Os satélites irão assegurar a continuidade do serviço de satélites Spot 4 e 5, que estão em operação desde 1998 e 2002, respectivamente.


ArcGIS para AutoCAD

A Esri lançou uma nova versão do ArcGIS para AutoCAD, um plug-in gratuito que melhora a capacidade de trocar dados e informações entre o ArcGIS e plataformas AutoCAD.

Usuários do ArcGIS para AutoCAD podem agora editar bases de dados geográficas através do CAD. Isto permite uma disseminação de dados mais fácil entre usuários CAD e GIS em toda a empresa, reduz a duplicação de trabalho e aumenta a eficiência. Profissionais de CAD podem usar o aplicativo grátis para adicionar, criar e editar dados GIS dentro de desenhos do AutoCAD. A nova versão também inclui o acesso a serviços de imagem e de geolocalização, para navegar dentro de um desenho do AutoCAD.

Info
www.esri.com/software/arcgis/arcgis-for-autocad


Atlas da Amazônia

Está disponível para consulta o Atlas Interativo do Macrozoneamento Ecológico-Econômico (MacroZEE) da Amazônia Legal, um software interativo que permite ao usuário acessar as informações, selecionando e cruzando os dados de seu interesse, como as principais atividades produtivas da região, empreendimentos de infraestrutura, áreas protegidas, clima e tipos de solo, entre outras informações.

A ferramenta, que é gratuita, foi desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e elaborada a partir do software livre I3Geo. Possui interface com todo o catálogo de informações disponíveis no I3Geo do MMA, de outros órgãos públicos e com os sistemas Google Maps e Google Earth.

Info
www.mma.gov.br/atlaszeeamazonia


Juno T41

Juno T41

A Trimble anunciou o lançamento do novo computador portátil Juno T41, inspirado em smartphones. Segundo a companhia, o Juno T41 é um aparelho amigável indicado para condições reais de trabalho em campo. O computador pode vir com os sistemas operacionais Windows Embedded 6.5 ou Android 2.3.4, possui receptor GPS com acurácia de dois a quatro metros, bússola eletrônica, etc.. O aparelho tem suporte a 10 idiomas e vem sendo comercializado desde setembro.

Info
www.trimble.com


FME 2012 SP3

A Safe Software, fabricante de ferramentas para transformação de dados espaciais, anunciou o pacote de atualização Service Pack 3 (SP3) para o FME 2012, apresentando compatibilidade com o ArcGIS 10.1 da Esri e AutoCAD Map 3D 2013 da Autodesk. O software FME 2012 com a atualização SP3 permite que usuários atualizem o software da Esri para a última versão, sem precisar se preocupar em perder funcionalidades de qualquer programa. A atualização também fornece acesso a diversos novos recursos, incluindo suporte do Windows 64 bits para mais formatos de geodatabase e a capacidade de gravar arquivos LAS produzidos no FME para uso dentro do ArcGIS.

Info
www.safe.com


Atlas do trabalho escravo

Idealizado pela organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e lançado este ano, o Atlas do Trabalho Escravo no Brasil traz dados sobre os casos registrados de trabalho forçado no país e duas novas ferramentas para auxiliar autoridades na formulação de políticas públicas: os índices de probabilidade de trabalho escravo e de vulnerabilidade ao aliciamento. De acordo com o documento, o típico escravo brasileiro do século 21 é um migrante do Norte ou Nordeste, de sexo masculino, analfabeto funcional, que foi levado para municípios isolados da Amazônia, onde é utilizado em atividades vinculadas ao desmatamento.

De acordo com a pesquisa, as atividades que mais utilizam mão de obra forçada estão ligadas à criação de novas fazendas, como desmatamento para abertura de pastagens, cuidado com esses terrenos e produção de carvão vegetal.

Info
http://amazonia.org.br/amigosdaterra