O Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal irá realizar, no próxima dia 1º de fevereiro, uma palestra apresentando o OpenStreetMap (OSM), a partir das 10h, com transmissão online gratuita.

OpenStreetMaps_2012O OpenStreetMap é um projeto que pretende construir um mapa livre de todo o mundo. Milhares de membros colaboram para criar um mapa preciso, detalhado e atualizado, que é tão bom ou melhor que muitas alternativas comerciais. Assim como a Wikipédia, o OpenStreetMap se beneficia da colaboração em rede de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Este evento terá como temais principais: cartografia digital; licenciamento; problemas com dados em copyright; motivação de um mapa em licença livre; utilizações comerciais e governamentais e em dispositivos diversos; criação de mapas: editores, renderizadores; personalizações possíveis; modelo de dados cartográficos; comunidade brasileira e internacional.

O Palestrante será Arlindo Saraiva Pereira Junior, especialista em cartografia colaborativa com OpenStreetMap. Colabora desde 2007 com o projeto, já tendo palestrado em diversos eventos, como FISL, Campus Party, ENECOMP e State of the Map, a conferência internacional do OSM. Bacharelando em Sistemas de Informação na Unirio, trabalha também com programação web na Caos Design e escreve um blog.

A palestra será realizada no Auditório Serpro Andaraí, no Rio de Janeiro (RJ). A atividade será transmitida via internet pelo serviço de Vídeo Streaming Livre do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!