MundoGEO lança série de webinars sobre geotecnologiasNo último dia 7 de março o MundoGEO realizou o webinar “Laser Scanner 3D“, apontando as principais tendências para o setor de topografia e, dentre elas, a tecnologia de escaneamento laser 3D. O evento online foi realizado no período da tarde e reuniu mais de 120 pessoas, que enviaram suas dúvidas e comentários diretamente aos especialistas da área.

O evento demonstrou aos participantes como o Laser Scanner 3D está se tornando uma das tecnologias mais eficientes para a geração de modelos digitais em três dimensões, oferecendo alta produtividade para as áreas de mapeamento, inspeção, criminalística, obras, florestal, meio ambiente, entre outras.

Abrindo as apresentações, Rovane Marcos de França, professor de Geodésia e Georreferenciamento do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Consultor da empresa Vector Geo4D, demonstrou os conceitos que envolvem a coleta, processamento e apresentação dos dados obtidos através de escaneamento a laser, além das aplicações desta tecnologia no setor de mapeamento. Rovane é colunista da revista MundoGEO para a área de escaneamento a laser. Acesse a última edição (71) para ver a última matéria do colunista.

Segundo Rovane, dentre as vantagens do laser scanner 3D pode-se citar: grande quantidade de informações coletadas em curto tempo; informações nativas em três dimensões; sensor ativo usando medição remota, gerando segurança e agilidade; modelagem em escritório apenas do que é necessário, de acordo com a finalidade; e possibilidade de uso que são limitadas com topografia convencional. Por outro lado, ele enumera também as desvantagens, tais como o ainda alto custo do equipamento e dos softwares, necessidade de estações de trabalho robustas para processamento dos dados, demora no tratamento dos dados simples (2D) e formação avançada de recursos humanos para modelagens 3D.

Ao longo da tarde, foram apresentadas as principais características e possibilidades da tecnologia, como o laser scanner 3D estático e móvel. Representantes e especialistas das maiores empresas brasileiras do setor apresentaram os principais procedimentos e vantagens em relação à topografia tradicional.

O escaneamento a laser terrestre pode ser feito de duas formas, com o equipamento instalado sobre uma base (estático) ou em um veículo (móvel), sendo que cada tipo de uso tem suas peculiaridades. Para debater o laser scanner estático estiveram presentes no seminário: André Costa, Gerente de Negócios Especialista em Laser Scanner 3D na empresa Hojuara As Built 3D; Pedro Donizete Parzanini, Gerente Comercial da CPE Tecnologia; e Paulo Rogério Rodrigues, Gerente Vendas para Levantamentos 3D da Santiago & Cintra Geo-tecnologias.

Já o escaneamento móvel possui características próprias, pois o equipamento é instalado sobre um veículo e integrado a outros métodos de medição, como receptores GPS e sistemas inerciais. Para apresentar e debater estas peculiaridades estiveram presentes: Bruno Damas, Gerente de Soluções Especiais da Manfra, que apresentou os conceitos básicos sobre o escaneamento a laser móvel; Luiz Dalbelo, Gerente de Vendas da Santiago & Cintra Geotecnologias, que focou nas aplicações desta tecnologia em diversas áreas; e José Gaspar Santos Lima, Diretor Técnico da TerraScan Engenharia, que finalizou falando sobre os modelos de negócios e as questões econômicas e financeiras relacionadas a este setor.

Dentre os possíveis usos do Laser Scanner 3D, a aplicação da tecnologia no setor florestal foi abordada por Christel Lingnau, Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com vasta experiência na aplicação de laser em mensuração florestal. “Embora o laser seja uma tecnologia nova no Brasil, o assunto é vasto e com um campo de aplicação bastante grande. Assim, em um próximo seminário sobre laser seria interessante direcionar as áreas de interesse (indústria e mineração, florestal, etc.)”, afirma Christel.

Ao final do seminário online aconteceu ainda um debate sobre o impacto destas novas tecnologias no mercado de trabalho do profissional de campo, contando com a participação direta do público, que teve a oportunidade de expor, via chat, suas dúvidas e comentários sobre laser scanner 3D e o futuro da topografia.

Os debatedores concordaram que a adoção do laser scanner e das bases de dados 3D ainda esbarra em uma questão cultural, no Brasil, já que muitos profissionais ainda estão acostumados a trabalhar com plantas em 2D. Segundo Rovane, será necessária a formação de uma nova geração de profissionais no setor de mapeamento, familiarizados com o conceito 3D, o que já acontece na indústria. Ele comenta também que será necessário trabalhar no espaço 3D e visualizar em 3D, para agilizar a extração de informações da nuvem de pontos. Além disso, espera-se a redução dos preços dos equipamentos e softwares nos próximos anos, o que deverá popularizar esta tecnologia no setor de topografia.

“Foi uma tarde muito ‘densa’, tanto em quantidade de informações repassadas ao participantes quanto pela qualidade dos palestrantes, o que nos leva a pensar em realizar novos eventos sobre o tema”, afirma Eduardo Freitas, coordenador e mediador do webinar sobre Laser Scanner 3D. “Este assunto será novamente abordado durante o evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, que será realizado de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), desta vez no formato presencial”, conclui.

Série de webinars 2013

O webinar sobre Laser Scanner 3D inaugurou a série de webinars 2013, que irá apresentar, até o final do ano, vários temas dentro das geotecnologias. Confira a programação completa de seminários online. Para saber como ter acesso aos materiais e vídeos do webinar Laser Scanner 3D, acesse este link.