A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará, nos dias 4 e 5 de setembro em São Paulo, o evento Workshop para Regulamentação de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas. Segundo a Agência, diante da crescente demanda pelo uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) no Brasil, torna-se necessário desenvolver regulamentação para viabilizar sua operação de maneira segura, o que motivou a realização do workshop.

AnacCom a realização deste evento no Brasil, a Anac pretende: Conhecer melhor os interesses e as necessidades da sociedade com relação à operação de RPAS e os problemas enfrentados; Obter subsídios para o desenvolvimento de regulamentação sobre o tema; Divulgar à sociedade, de forma centralizada, ampla e irrestrita, as normas existentes atualmente para a operação de RPAS civis no Brasil, e assim, trazer simetria de acesso à informação a qualquer pessoa interessada no assunto e coibir operações ilegais por falta de informação; Divulgar, de maneira geral, o andamento dos trabalhos de desenvolvimento de regulamentação futura sobre o assunto, a fim de informar o mercado e permitir que os regulados possam planejar suas ações, bem como para obter retorno (feedback) da sociedade sobre o rumo a ser seguido; e centralizar o contato da Anac com a sociedade no que se refere a este assunto.

Neste workshop, além de algumas apresentações de órgãos governamentais e associações relacionadas ao assunto, haverá discussões específicas sobre aeronavegabilidade, operações/licenças e organizações, de maneira a fornecer à Anac subsídios para o desenvolvimento de regulamentação sobre RPAS.

O público-alvo do Workshop abrange representantes de empresas, instituições e associações envolvidas com o assunto, e integrantes do Grupo de Trabalho RPAS da Anac. Os demais interessados poderão participar conforme disponibilidade de vaga.

O evento faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela Anac com objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e de aumentar a proximidade da Anac com seus principais públicos, entre eles profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores ligados à aviação civil e demais interessados. A Ação Nacional é um evento itinerante em nível nacional, na qual técnicos e especialistas divulgam boas práticas, tiram dúvidas sobre normas e serviços e conhecem de perto os desafios enfrentados por cada segmento do setor.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 23 de agosto. Para mais informações, acesse o Portal de Capacitação da Anac.