Principal centro canavieiro do país, a região nordeste do Estado de São Paulo é foco do projeto de pesquisa CarbCana, liderado pela Embrapa Monitoramento por Satélite que visa estudar os processos de expansão e intensificação do cultivo da cana-de açúcar ocorridos nos últimos dez anos. Geotecnologias, como sensoriamento remoto e geoprocessamento, são utilizadas para mapear a mudança de uso e cobertura das terras na região no período de 2003 a 2013 e os impactos ambientais relacionados às mudanças climáticas, com a indicação de melhores opções de manejo.

Projeto utiliza geotecnologias para estudar a expansão da cana-de-açúcar-EmbrapaO Brasil destaca-se como o maior produtor e exportador de derivados de cana-de-açúcar do mundo, sendo São Paulo responsável por cerca de metade da produção nacional. No nordeste do Estado, onde a atividade é mais intensa, o uso e a ocupação das terras vêm apresentando fortes alterações, com áreas expressivas de pastagens, citros, café e grãos cedendo espaço para a cana. “Projeções para 2030 mostram que essas mudanças vão continuar, com um aumento na eficiência do uso da terra”, ressalta o pesquisador Carlos Cesar Ronquim, líder do projeto.

Os impactos ambientais da expansão e da intensificação do cultivo da cana-de açúcar, porém, ainda não estão suficientemente estudados. O projeto CarbCana dá enfoque às mudanças ocorridas nos últimos dez anos, com a conversão de pastagens, citricultura, cafeicultura e culturas anuais de grãos para a cultura da cana-de-açúcar, e a consequente alteração nos estoques de carbono e na variação do microclima da região.

O estudo vai contribuir para um melhor entendimento sobre o sequestro ou emissões adicionais de carbono e poderão indicar as melhores opções de manejo das culturas para ampliar o potencial de armazenamento do CO2 e contribuir para a mitigação do efeito estufa. “Os resultados possibilitam criar indicadores ambientais e subsídios mais efetivos para posicionar o país nas negociações de commodities frente a outros países, além de gerar impactos positivos de valoração ambiental dos sistemas de produção agropecuário”, explica Ronquim.

Mais informações, tais como área de estudo, objetivos e resultados, estão disponíveis no website do projeto CarbCana, em www.cnpm.embrapa.br/projetos/carbcana.

Por Graziella Galinari – Embrapa Monitoramento por Satélite