O Theatro Guarany, em Santos, foi palco da 31ª reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), que marcou a entrega do caderno de resultados e de mapas georreferenciados do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista (PMDE-BS) aos prefeitos e representantes dos nove municípios que compõem a região metropolitana. Aberto ao público, o evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, gestores públicos e privados, empresários, entre outros. O estudo ordena o crescimento da Baixada Santista para os próximos dezesseis anos nos eixos de Mobilidade e Acessos, Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Econômico

Após a abertura oficial da reunião realizada pelo presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, o diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Marcelo Bueno, falou sobre a importância da elaboração de um plano estratégico integrado para a região. “O objetivo é planejar o território de forma integrada gerando oportunidades para todos, aproveitando os potenciais da região e trabalhando a descentralização e distribuição de investimentos”.

O Governo do Estado foi representado pelo subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita. Para ele, o plano é um primeiro passo para o desenvolvimento da Baixada e um exemplo a ser seguido pelas demais regiões metropolitanas do Estado. “Nós estamos dando mais um passo neste processo de consolidação da governança metropolitana. Este plano é mais um instrumento de aproximação entre o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do governador Geraldo Alckmin, e as prefeituras da Baixada Santista, além da sociedade de maneira geral, que tem que ser consultada e ouvida. Portanto, é mais um instrumento privilegiado para definirmos com muita clareza quais são as prioridades da Baixada Santista. De que maneira, a médio e longo prazo, poderemos ter as metas muito bem definidas para que elas sejam alcançadas dentro de uma política de Estado e, não tão somente, de governo. Nós estamos, hoje, traçando os novos rumos e, sobretudo, o futuro da Baixada Santista”.

Elaborado pela GeoBrasilis, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, o estudoaponta déficits, projeções e cenários de futuro que foram apresentados pelo diretor da empresa, José Roberto dos Santos. A diretora técnica da Agem, Fernanda Meneghello, responsável pela supervisão do relatório, explicou o processo de construção do plano. “Foi um processo árduo de pesquisa, coleta, cruzamento e fichamento de informações e dados. Envolvemos técnicos das prefeituras, das secretarias de estado, governo federal e iniciativa privada. Temos plena consciência de que o nosso trabalho está apenas começando já que precisamos manter o controle e acompanhamento deste banco de dados”.

Sobre o sistema de monitoramento e atualização dos dados, Marcelo Bueno, diretor da Agem, destacou que as propostas serão levadas à apreciação do colegiado do Condesb para definição, mas garantiu a gestão dos dados, ações e estratégias de desenvolvimento.

O diretor-presidente da Empresa Paulista de Planejamento (Emplasa), Renato Viégas;a coordenadora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Zuleica Maria de Lisboa Perez;o chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Luiz Roberto dos Santos; o gerente geral da Investe São Paulo, Wilson Roberto Soares; o diretor regional da UNIP, Edison Monteiro; além dos prefeitos de Bertioga, Mauro Orlandini; Guarujá, Maria Antonieta de Brito; Itanhaém, Marco Aurélio Gomes e Peruíbe, Ana Maria Preto, foram algumas das autoridades presentes no evento.

Anúncios

– Intenção de elaboração do Plano de Habitação Regional aportado pelo Programa Ambiental de recuperação da Serra do Mar.

– Assinatura de protocolo de intenções de colaboração técnica entre EMTU, AGEM e Condesb para o auxílio aos municípios quanto a disponibilização de dados para a elaboração dos Planos Municipais de Mobilidade.

– Intenção de assinatura de protocolo de intenções entre Secretaria de Meio Ambiente do Estado, AGEM e Condesb, visando a formatação das diretrizes e metas definidas no PMDE e planos de ação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), com o acompanhamento do Condesb.

– Realização de um curso de atração de investimentos para as prefeituras da Baixada Santista no 2º semestre de 2014 promovido pela Investe São Paulo.

– Entrega do Plano de Ação da Macrometrópole (PAM) a ser realizado no mês de junho, em São Paulo (data a confirmar).

Fonte: Emplasa


MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!