Compartilhamento de mapas e fotos com o StoryMaps

Você já contou alguma história com mapas? Desde os primórdios, até hoje em dia, o homem tem uma relação especial com a Geografia. Essa relação entre Terra e homem que a Geografia estuda nos permite acreditar que podemos criar um futuro mais equilibrado e sustentável para pessoas, organizações e comunidades, pelo simples fato de usarmos a Geografia de forma responsável.

Vivemos a era da inteligência geográfica, que é o uso da Geografia para tomar decisões que melhoram o mundo. Que tal compartilhar informações geográficas com o mundo? É isso mesmo, você pode contar a história de um lugar, mostrar algum evento importante, algum assunto interessante ou divertido, demonstrar uma tendência ou contar a sua própria história usando ferramentas de inteligência geográfica e as suas informações.

Este tutorial ajudará você a compartilhar informações geográficas por meio de uma aplicação web de forma simples e intuitiva para todas as pessoas.

Vamos criar uma história com mapas e fotos em sete passos?

1. Map Tour – Vamos criar um mapa que mostrará as cidades-sedes da Copa do Mundo. Acesse http://storymaps.arcgis.com/en/e clique em “Apps”. Você verá vários modelos para criação de aplicações que permitem contar histórias. Escolha o primeiro, “MapTour”, e clique em “Build tour”.

Map Tour Contando histórias com mapas

 

Story Maps Contando histórias com mapas

2. Ao clicar em “Build Tour”, você será convidado a conhecer o ArcGIS Online. Agora você tem três opções: Acessar sua conta de ArcGIS Online, fazer uma avaliação do ArcGIS Online para Organizações ou criar uma conta pessoal de ArcGIS Online. Eu vou usar a conta da Imagem.

arcgis3 Contando histórias com mapas

3. Como você usará fotos para ajudar a contar sua história, o StoryMaps solicita que você informe onde estão suas fotos ou vídeos. Eles podem estar no Facebook, YouTube, importar dados de um arquivo csv, etc.. Vamos utilizar o próprio ArcGIS Online como repositório das mídias. Na próxima tela clique em ArcGIS e digite “Fotos”. Este será o nome do repositório de suas mídias.

Lembre-se: Se você possui uma licença de ArcGIS for Desktop (Basic, Standard ou Advanced 10.2 ou superior) você tem uma Organização de ArcGIS Online

imagens Contando histórias com mapas

4. Agora chegou a hora de usar mapas e gerar informação! Você incluirá os pontos referentes às cidades sede da Copa do Mundo. Na tela de criação de dados clique em “Adicionar > Selecionar ou Baixar figura” e aponte para a figura que está em seu disco. A minha está na pasta Copa do Mundo do meu computador. Escolhi a figura do Estádio Mineirão que baixei do site http://fotospublicas.com/ (você pode usar fotos de sua propriedade ou algumas que você tenha direito de usar).

Copa do Mundo Contando histórias com mapas

5. Após definir a foto, clique na aba “Informações” e insira o título “Estádio Mineirão” e a descrição do estádio. Clique na aba “Local”. Agora você tem a possibilidade de achar o estádio manualmente, através de coordenadas geográficas (graus decimais) ou simplesmente escrevendo “Estádio Mineirão”. Para finalizar, clique em “Adicionar Ponto do Percurso”.

6. Clique nas duas ferramentas “Editar-me”. Coloque o título “Cidade-Sedes da Copa do Mundo de 2014” e o subtítulo “Criado por <Seu Nome>” (inclua seu nome no subtítulo). Clique em “Salvar”.

Estádios1 Contando histórias com mapas

7. Agora é com você! Inclua outros estádios, coloque suas fotos e, principalmente, compartilhe com a comunidade! Para divulgar sua aplicação, utilize o botão “Compartilhar”. Clique em “Configurações” para customizar sua aplicação. Mude o layout, as cores, inclua o logotipo de sua preferência e a extensão do mapa que ficará disponível para o usuário navegar.

Apresentações Contando histórias com mapas

 

Cidades sedes Contando histórias com mapas

Esses foram os sete passos para contar sua história com mapas. Há muito mais funcionalidades disponíveis no StoryMaps. Já existem vários exemplos para você curtir!

Acesse http://storymaps.arcgis.com/en/gallery para ver o que pessoas no mundo inteiro estão compartilhando. Talvez haja uma história parecida com a sua. Até o próximo Tutorial!

Deilson Silva

Deilson Silva1 Contando histórias com mapas

Evangelista Técnico do Sistema ArcGIS, 13 anos de experiência em Sistemas de Informações Geográficas

dtsilva@img.com.br