Integração entre o Google Maps Engine Lite e o Novo Google Maps – Parte 2

No artigo publicado na edição 76 da Revista MundoGEO demonstramos a integração entre o Google Maps Engine Lite e o novo Google Maps, tomando como área de estudo a Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, para a qual criamos um marcador personalizado.

Neste tutorial vamos demonstrar como criar uma rota entre dois lugares, sendo possível adicionar mais pontos, escolher o modo (carro, bicicleta ou a pé), bem como detalhar todo o roteiro passo-a-passo.

Como sabemos, para fazer uso do Google Maps Engine Lite basta entrar em https://mapsengine.google.com/map/?pli=1 e fazer login com nossa conta do Google. Há duas opções: “Criar um novo mapa” e “Abrir um mapa”.

Ao clicar em “Abrir um mapa” temos acesso a uma listagem de todos os mapas que já criamos anteriormente ou que foram compartilhados conosco. Para dar continuidade ao mapeamento iniciado anteriormente, podemos habilitar a caixa de seleção do mapa, denominada “Localização da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente”. Em seguida temos que clicar em “Selecionar”.

Desta maneira, o mapa personalizado é exibido na tela com a aparência que definimos no tutorial anterior. Podemos escolher o Mapa Básico que desejarmos para ser exibido como plano de fundo, como por exemplo a imagem de satélite mais recente da área que, no caso de Presidente Prudente, é de outubro de 2013.

Vamos agora traçar uma rota entre dois lugares e, para tanto, temos que clicar em , o que faz surgir uma nova camada sem título no painel à esquerda. Podemos digitar o nome ou o endereço dos locais de interesse, por exemplo: “Unesp – Câmpus de Presidente Prudente” como ponto de partida e “Moradia Estudantil Bloco A” como ponto de chegada. Também podemos escolher o modo (por exemplo: pedestre). O nome da nova camada pode ser editado, por exemplo: “Rota entre Casa e Escola”.

Este mapa personalizado está disponível para visualização em http://goo.gl/ezbWqb.

Podemos visualizar nosso mapa no Novo Google Maps, basta entrar em https://www.google.com.br/maps/preview, clicar na caixa de pesquisa e escolher a opção “Meus Mapas Personalizados” para ver uma lista dos cinco mapas mais recentes que criamos ou que foram compartilhados conosco no Google Maps Engine Lite. O mapa exibido é somente uma prévia, pois para visualizar ou editar o mapa completo é necessário clicarmos em “Abrir o mapa original”, o que nos levará de volta ao Google Maps Engine Lite.

Arlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com