Por Alexandre Scussel

WebGIS, Big Data, Cloud Computing, Location Analytics, ArcGIS Online, Mobile, 3D. Saiba como a Esri está se transformando para oferecer o melhor do GIS e colocar o poder nas mãos de cada vez mais usuários. LAUC 2014 mostrará os últimos lançamentos e as experiências da América Latina

Talvez nem o mais visionário dos especialistas poderia ter imaginado o rumo que a análise geográfica e o geoprocessamento tomariam no início desta década. Em meados de 2010, quando foi lançado o ArcGIS 10, a Esri anunciava que a última versão do software já possuia um ambiente preparado para trabalhar diretamente na web, baseado no conceito de cloud computing. Mas quem poderia prever que a mudança se daria de forma tão rápida, impulsionada pelos avanços tecnológicos, fazendo com que as pessoas, nos dias de hoje, estejam conectadas na maior parte do tempo, armazenando seus dados na nuvem e compartilhando-os de forma quase instantânea. Naquela época, também se iniciava a era do ArcGIS Online, aumentando o grau de colaboração entre usuários, via integração do ArcGIS Desktop com a função de busca do ArcGIS Online, além das opções de compartilhamento de dados geoespaciais. Dentre tantas inovações da “era da informação”, a Esri se reinventou para poder acompanhar o ritmo das mudanças e colocar o poder do GIS nas mãos de cada vez mais usuários!

GIS Criando o Futuro

A conferência de usuários Esri de 2014, realizada de 14 a 18 de julho em San Diego, Califórnia, focou em literalmente mostrar como os usuários podem, coletivamente, usar o GIS como a tecnologia para projetar e criar um futuro melhor. De acordo com a Esri, avanços significativos estão sendo feitos no mundo do GIS. As novas tecnologias são cada vez mais capazes de mensurar tudo com grande resolução e frequência. Mais organizações estão disponibilizando os seus dados espacialmente referenciados como serviços na web. Da mesma forma, os avanços na computação, tecnologias de rede e na web estão aumentando a capacidade de acessar e utilizar dados geoespaciais em qualquer lugar. O WebGIS está fornecendo uma plataforma promissora para integrar e alavancar todos os tipos de informações georreferenciadas, e os aplicativos (“apps”) estão tornando o GIS amigável e mais acessível para os usuários em vários tipos de organizações. Estas tendências, segundo a Esri, estão mudando a maneira como profissionais de GIS fazem o seu trabalho, permitindo investir mais tempo na análise e aplicação de seus conhecimentos para aplicações específicas, e menos tempo em elaborar e gerenciar seus próprios dados. “Hoje, para que as organizações e pessoas que utilizam a tecnologia Esri tenham êxito no uso do GIS, elas precisam contar com mais do que somente um produto/software de prateleira”, afirma Caio Costa Victer, Analista de Marketing Técnico da Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica, empresa que representa a Esri no Brasil. Com os profissionais de GIS cada vez mais atuantes em processos que envolvem a tomada de decisão, surge o conceito de Geodesign, uma metodologia que utiliza uma série de fluxos de trabalho e processos que integram o conhecimento geográfico em projetos e planejamentos, permitindo aos usuários gerar rapidamente planos espaciais alternativos, avaliá-los e tomar decisões mais racionais e com mais conhecimento. “Nós temos que ser capazes de suportar os usuários desde o momento da criação e manejo da informação geoespacial (coleta de dados em campo, processamento e tratamento de imagens), passando pala sua transformação em informação geoespacial (através de análises espaciais), geração de produtos de informação (com a criação e mapas, dos mais diferentes tipos) até a sua disponibilização em ambiente colaborativo (etapa que temos chamado de WebGIS)”, completa Caio Victer.

A Revolução do WebGIS

Um novo padrão vem tomando conta do mercado. O WebGIS está abrindo o mundo da informação geográfica para todos através do uso de mapas na web e apps. Aplicativos simples permitem aos usuários visualizar, integrar e analisar dados geoespaciais de todos os tipos. A arquitetura de WebGIS da Esri permite que as organizações integrem as suas bases de dados. O ArcGIS Online representa a primeira plataforma completa de WebGIS, e foi projetado para integrar tudo o que Esri e seus usuários já realizaram, capaz de incorporar tecnologias emergentes e tendências geoespaciais. Segundo a Esri, a plataforma representa uma evolução no trabalho da companhia e uma transformação do GIS em uma plataforma baseada em serviços. O ArcGIS conta com uma arquitetura aberta e flexível, assim os usuários podem facilmente configurar seus sistemas e colaborar através e entre organizações. Fundamentalmente, este novo padrão torna a utilização do GIS mais fácil e mais acessível, e oferece novos recursos importantes para usuários corporativos. Por exemplo, as pessoas podem facilmente fazer mapas a partir de seus dados, bem como disponibilizar esses mapas em uma organização. Isso é possível porque dados geoespaciais são compartilhados como serviços que podem ser imediatamente utilizados através de apps. O ArcGIS permite integração com outros programas, como o Office, Sharepoint e uma série de ERPs, softwares de Business Intelligence (BI) e CRM. Outros recursos incluem um ambiente integrado de gerenciamento de conteúdos, ferramentas de administração de sistemas, gestão de identidades e suporte à segurança da empresa.

Mapa elaborado pelo jornal O Vale em parceria com a Imagem, com a opinião sobre corredores de ônibus em São José dos Campos

A plataforma WebGIS da Esri inclui uma biblioteca grande e crescente de mapas prontos para o uso, serviços de imagens e sobreposições temáticas sobre aspectos ambientais, físicos e culturais da geografia. “O WebGIS é o conceito utilizado pela Esri para explicar ao usuário a importância de disponibilizar tudo aquilo que é produzido por meio de um portal, que na plataforma ArcGIS pode ser o ArcGIS Online para aqueles clientes interessados em utilizar um Software as a Service (SaaS), baseado na Cloud, ou o Portal for ArcGIS, que trabalha junto com o ArcGIS Server entregando o mesmo valor, só que instalado em uma infraestrutura de TI gerida pelo cliente, ou seja, on-premises”, explica Caio Victer. A plataforma WebGIS da Esri fornece uma solução fácil de usar e de baixo custo para implantação do GIS na organização. Segundo a Esri, estudos têm sido feitos com empresas que implementaram soluções WebGIS, e os resultados trouxeram redução de custos e aprimoramento de serviços ao implementar aplicações simples, como o Collector For ArcGIS e o Operations Dashboard. Novos aplicativos estão surgindo rapidamente e prometem ajudar as organizações em muitos aspectos do seu trabalho. O WebGIS também permite acesso à informação geográfica para praticamente qualquer pessoa em uma organização. Os serviços de mapeamento de self-service, pesquisa geoespacial e aplicações como o StoryMaps e o Esri Maps for Office vêm permitindo que novas pessoas usem o conhecimento geoespacial a seu favor. A colaboração social, impulsionada por meio desta plataforma, permite o compartilhamento de mapas, dados e aplicativos e o acesso a redes de informação mais amplas.

Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios no Entorno da Baía de Guanabara, elaborado no ArcGIS Online. Disponível em: http://psam.maps.arcgis.com/home

ARCGIS ONLINE

A maior realização do conceito de WebGIS trabalhado pela Esri veio através da materialização do ArcGIS Online, principal ferramenta da companhia para publicação de conteúdo geográfico através da web, ampliando o alcance e potencial do geo-processamento. Dentro do ArcGIS Online estão disponíveis aos usuários nove bases de dados: Aplicativos prontos para o uso, Mapas prontos para o uso, Análise Espacial, ArcGIS Marketplace, Location Analytics, Adicionar Dados, ArcGIS Solutions, Segurança e Ferramentas para Desenvolvedor. Totalmente colaborativa, a ferramenta permite que o usuário crie e compartilhe mapas interativos, acesse aplicativos diversos, utilize bases de dados e mapas pré-definidos, sem a necessidade de instalar nenhum software. Através dele, o usuário pode transformar seus próprios dados em mapas de conteúdo, combinando com informações de outras pessoas, customizando o produto para destacar tabelas, fotos ou páginas na web, e compartilhando em blogs, sites e diretamente no Twitter e Facebook.

Vitórias de Ayrton Senna, elaborado como um StoryMap

O ArcGIS Online também oferece opções para desenvolvedores, que podem construir aplicativos customizados utilizando serviços baseados na Cloud fornecidos pela Esri para criar APIs e disponibilizar em qualquer dispositivo. Com as ferramentas na nuvem do ArcGIS Online, qualquer pessoa dentro de uma organização pode acessar dados e conteúdo geográfico de onde estiver e a qualquer momento, utilizando qualquer plataforma. De acordo com a Esri, também é possível combinar o ArcGIS Online com a própria estrutura da organização, criando uma solução híbrida. “O GIS está emergindo como uma plataforma que suporta todas as atividades humanas, que promete conectar a maioria das organizações e da sociedade com as novas formas de colaborar e gerenciar nossas organizações. Pensando mais à frente, podemos imaginar que os padrões e arquitetura WebGIS acabarão por apoiar um sistema nervoso global que conecta todas as nossas medições geoespaciais com indivíduos e instituições que possam utilizá-lo”, destaca Leandro Rodriguez, Gerente Geral da Esri para América Latina e Caribe. “Como a própria Internet, este sistema irá sem dúvida ter grandes implicações para a sociedade e para a evolução do planeta. Já podemos ver um pequeno exemplo disso no ecossistema do ArcGIS Online. Os usuários estão compartilhando e colaborando no desenvolvimento de informações georreferenciadas e, como resultado, colaborando de novas formas entre as organizações de todos os tipos”, completa Rodriguez.

BUSINESS INTELLIGENCE

O WebGIS, ao possibilitar a ampliação do acesso aos dados e informações geoespaciais, faz com que usuários sem conhecimento técnico profundo, mas extremamente interessados na utilização de informações geoespaciais para compreensão de problemas de negócios, possam fazer uso do GIS. Isso acontece mais notadamente com os usuários de Business Intelligence (BI) e, visando atender esta nova demanda, a Esri expandiu a plataforma ArcGIS com soluções voltadas para Location Analytics. Aplicações da tecnologia contam com o Esri Maps for Office, que habilita a criação de mapas a partir de planilhas dentro do próprio Excel e permite o uso de mapas dinâmicos, consumindo mapas publicados como serviços em apresentações dentro do Power Point. Há também plugins que habilitam o uso de mapas criados com a plataforma ArcGIS no MS Sharepoint, IBM Cognos, SAP Business Objects e Microstrategy.

Além disso, a Esri oferece mapas para aplicativos (Esri Maps for apps), softwares de localização que trazem recursos de mapeamento e “GeoEnrichment” da Esri para as aplicações cotidianas, como o Business Intelligence e sistemas Customer Relationship Mangement (CRM), além de ferramentas mais populares como o Microsoft Office e o SharePoint. Os usuários não precisam ser especialistas em informações geográficas para criar um mapa, e as análises e resultados podem ser compartilhados. Os produtos incluem: Esri Maps for Office, Esri Maps for SharePoint, Esri Maps for Microsoft Dynamics CRM, Esri Maps for Salesforce, Esri Maps for IBM Cognos, Esri Maps for SAP Business Objects, Esri Maps for MicroStrategy.

O Esri Maps for Products oferece mapas, serviços geospaciais e recursos analíticos básicos para plataformas que não são da Esri. Por exemplo, o Esri Maps for Office permite aos usuários do Microsoft Excel geo-codificar e visualizar seus dados dentro do Excel. Além disso, o Esri Maps Framework, sobre o qual o Esri Maps for Products é construído, permite que as suas capacidades sejam adicionadas a outras aplicações e sistemas empresariais.

GIS onde quer que você vá

Os profissionais atuantes com GIS e também os usuários das informações geográficas estão cada vez mais ligados ao Mobile. As pessoas não estão mais vinculadas a uma mesa, um escritório, ou qualquer local. Para atender este novo perfil de público, que acessa seus dados e mapas através de uma ampla gama de dispositivos, a Esri focou em desenvolver soluções prontas e confiáveis para o uso. A estratégia da companhia para atender esta demana possui quatro dimensões: a) suporte de soluções móveis em múltiplas plataformas como iOS, Android e Windows Phone; b) suporte aos formatos mais comuns de informações em todas essas plataformas; c) suporte a diversas funcionalidades para aplicações web, incluindo Collector For ArcGIS (coleta de dados de campo e edição), Explorer for ArcGIS (mapa de visualização e consulta), Operations Dashboard for ArcGIS (consciência situacional) e ArcPad/ArcGIS for Windows Mobile (coleta de dados e edição final em campo); d) suporte em ambientes online e offline. “A combinação desses apps, ArcGIS for Server e ArcGIS Online, garante mapas que podem ser acessados ​​de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Mapas na web fornecem conteúdo unificado de serviços, disponíveis em ambiente Desktop, navegadores e dispositivos móveis. No ArcGIS 10.3 a Esri também vai lançar o AppBuilder Web para ArcGIS, para criar aplicativos independentes usando HTML5 /JS”, explica Leandro Rodriguez. O Diretor também comenta sobre as principais soluções mobile: “a Esri oferece um conjunto de tecnologias que pode ser facilmente aproveitado em campo, passando pelo uso do ArcGIS para Desktop em computadores portáteis até dispositivos mais leves, como ArcPad e ArcGIS para Windows Mobile, que oferecem coleta de dados de alta precisão. Também temos aplicativos como o Collector para ArcGIS (iOS e Android) e uma nova opção para a visualização e consulta de dados, o recém-lançado aplicativo para o ArcGIS que roda em iOS (Mac e Android em breve)”.

GIS Para Desenvolvedores

Uma das mais ativas e crescentes comunidades da Esri é formada pelos desenvolvedores. Em 2014, a Conferência de Desenvolvedores da Esri foi realizada em Palm Springs, na Califórnia, e contou com mais de 2 mil profissionais que se reuniram para realizar treinamentos diretamente com a equipe da Esri. Uma grande parte deste evento é replicada na Conferência de Usuários Esri, que contou, também neste ano, com muitas sessões para este público. “A Esri possui uma plataforma forte para apoiar os desenvolvedores, que fazem parte da estratégia da nossa organização e está crescendo muito rapidamente. O ArcGIS está se tornando popular tanto na comunidade de desenvolvedores de GIS quanto em organizações que têm recursos internos de desenvolvimento e que querem integrar o GIS em outros produtos de software”, afirma Leandro Rodriguez. A estratégia de apoio da Esri para essas comunidades consiste em: a) Tecnologia – o ArcGIS é uma plataforma aberta com as opções de desenvolvimento para desktop, web, dispositivos e ambientes incorporados, incluindo uma variedade de APIs, SDKs, serviços web e ferramentas para desenvolvedores; b) Comunidade – a Esri suporta uma comunidade ativa e desenvolvedora através de website, conferências, treinamentos e documentação avançada, procurando ser ativida em encontros informais e hackathons (maratonas de programação) nos Estados Unidos e no exterior; c) Licenciamento – a Esri suporta um programa de desenvolvimento de licenciamento, incluindo Esri Developer Network (EDN), comunidade web de aplicativo/ start-up e open source com GitHub; d) ArcGIS Marketplace – mercado web para a revenda de aplicações comerciais desenvolvidas por parceiros para usuários do ArcGIS.

GIS em Três Dimensões

Apesar de não ser uma inovação recente, o 3D vem evoluindo rapidamente e deverá se tornar um recurso obrigatório em qualquer projeto que utiliza informação geográfica. A Esri continua trabalhando para evoluir a tecnologia do ArcGlobe, ArcScene e ArcGIS Pro para usuários desktop. No ArcGIS 10.3, a companhia está introduzindo uma nova forma de trabalhar com 3D utilizando Web Scenes. Assim, o 3D irá operar em toda a plataforma ArcGIS em servidores, desktops, navegadores e dispositivos. Os usuários com informações 2D poderão aplicar simbologia tridimensional e criar cenas web 3D usando as capacidades essenciais do ArcGIS Pro. Essas Web Scenes poderão ser publicadas e usadas em aplicações web ou em dispositivos diversos. Elas são alimentadas pelos novos serviços em 3D da Esri: experiência integrada 3D/2D no ArcGIS Pro, incluindo visualização e edição de dados simultaneamente em janelas de duas e três dimensões; ferramentas mais avançadas de edição 3D no ArcGIS Pro; capacidade de criar símbolos tridimensionais usando regras criadas no CityEngine; suporte para Web Scenes no ArcGIS, com o qual os usuários serão capazes de abrir, criar e gerenciar cenas 3D e camadas da mesma forma como mapas 2D e camadas no Portal for ArcGIS e ArcGIS Online.

Ao longo do tempo, a expectativa da Esri é que os usuários compartilhem cenas virtuais tridimensionais (cidades, paisagens, etc.), de tal forma que todos dentro e fora de uma organização possam interagir com elas, bem como combiná-las com em vários
cenários analíticos.

Novo ArcGIS Pro permite trabalhar em 2D e 3D ao mesmo tempo

Outra grande aposta da Esri é o CityEngine, que vem sendo utilizado por arquitetos, urbanistas e designers para criar modelos realistas de cidades. Em sua última versão, o software permite compartilhar modelos na web e visualizar as características das construções de todos os ângulos, de modo a entender melhor como os edifícios e as paisagens propostas irão impactar sobre os cidadãos e bairros.

3D Webscene

Atenta às demandas e tendências de usuários e fornecedores das informações geoespaciais, a Esri busca se renovar a cada dia para oferecer uma plataforma cada vez mais completa, consolidando o ArcGIS como uma plataforma aberta e interoperável e ampliando as possibilidades e aplicações do GIS. “A Esri se dedica a apoiar os usuários em trabalhar facilmente em ambientes heterogêneos, integrando o GIS com outros domínios e ajudando os usuários a integrar e compartilhar dados de outros sistemas de informações. “Somos fundamentalmente otimistas sobre o futuro. No entanto, este ponto da história exigirá toda a nossa melhor ciência, tecnologia e pensamento crítico para criar um futuro sustentável. A ciência geográfica e informações de localização serão ingredientes essenciais para a compreensão, planejamento e gestão do futuro em todas as escalas. A prova disto é claramente ilustrada nas centenas de milhares de organizações que já estão usando o GIS para a gestão e tomada de decisão”, finaliza Leandro Rodriguez.

Conferência de Usuários Esri da América Latina 2014

A Imagem – atuante no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) e distribuidora exclusiva no Brasil da Esri, realizará nos dias 25 e 26 de setembro o LAUC – Esri Latin America User Conference, evento com foco em soluções geoespaciais para diversos setores públicos e privados. A expectativa é contar com a presença de mais de mil participantes, entre especialistas da Imagem e empresas de toda América Latina usuárias de GIS, que irão expor suas experiências e conhecimentos adquiridos através da inteligência geográfica.

Nesta 2ª edição do LAUC no Brasil serão apresentadas as novidades na área de inteligência geo- gráfica, bem como a aplicação desta tecnologia em diferentes indústrias do mercado, por meio da exposição de cases de sucesso e pela troca de experiências com especialistas da Imagem e da Esri. A conferência visa estimular a interação com outros profissionais usuários do GIS e o contato com acadêmicos, representantes de órgãos governamentais e executivos das empresas privadas dos mais diversos setores.
“O evento apresentará todas as inovações recém lançadas pela Esri em todo o mundo, combinadas às experiências das empresas da América Latina que utilizam a tecnologia GIS. Será a oportunidade para absorver o conteúdo da conferência e conectar-se com os profissionais da região”, afirma Ana Claudia Fagundes, Diretora de Marketing da Imagem.
Os participantes poderão participar de uma série de seminários e workshops ministrados por especialistas em tecnologia da Esri e da Imagem, que apresentarão o que há de mais atual na Plataforma ArcGIS, além de uma feira na qual as empresas com expertise no setor irão expor suas marcas, produtos e serviços junto aos líderes em soluções de inteligência geográfica.

Ao todo, o LAUC oferecerá mais de 80 palestras nacionais e internacionais apresentadas pelos próprios usuários e outras direcionadas para temas de gestão e perspectivas de mercado, além de 12 verticais com demonstrações e apresentações voltadas para as indústrias em que a Imagem atua: Agricultura e Floresta, Governo Estadual, Federal e Municipal, Telecomunicações, Saneamento, Segurança Pública, Educação, Óleo e Gás, Energia Elétrica e Mineração.

Para mais informações acesse www.esri.com/lauc.

O ArcGIS Pro, novo lançamento da Esri que ainda está em versão beta, permite criar e manusear dados em 3D, e foi apresentado na conferência internacional de usuários Esri 2014. O vídeo está disponível em http://goo.gl/lPWO0r.