Detecções de mudanças para a tomada de decisão

O aprimoramento da resolução das imagens de satélites, bem como da capacidade de coleta dos sensores e combinações espectrais, já são temas altamente conhecidos dentro da comunidade de usuários e de pesquisas do campo da geoinformação. Analisando os avanços tecnológicos originados pelos provedores mundiais de dados orbitais, podemos pensar nos serviços integrados para constituir o real valor dos dados geoespaciais: a resposta que quantifica e qualifica a dinâmica de cada território.

Com a crescente demanda por respostas rápidas de cada localidade para auxiliar a tomada de decisões, o serviço GO Monitor, parte integrante do programa de Geo-Intelligence da Airbus Defence and Space, oferece ao mercado a possibilidade de mensurar e compreender as mudanças territoriais em uma interface prática. O sistema é baseado em um acesso exclusivo associado à experiência de análise, processamento e interpretação de imagens.

Como exemplo, podemos citar os gestores públicos que pretendem acompanhar mensalmente em um munícipio a velocidade das obras, construções de novas casas e invasão de áreas de proteção ambiental. A partir destas necessidades de observação, o escopo é compartilhado com especialistas da operadora de satélites que irão analisar a viabilidade das detecções de mudanças, áreas de interesse e frequência de monitoramento desejado. Em aprovação dos requisitos por parte do usuário e do provedor, o monitoramento é iniciado seguindo um calendário de coletas previamente estabelecido.

As entregas dos produtos contratados são feitas pelo portal www.go-monitor.com, com o qual o usuário gerencia a linha do tempo de uma ou mais regiões de monitoramento, podendo visualizar e salvar os dados gerados. Além do produto de base, que é a imagem de satélite, o usuário pode também optar por receber a delimitação (um arquivo shapefile) das mudanças ocorridas em seu território monitorado. O GO Monitor utiliza imagens de satélites de alta e altíssimas resoluções, obtidas via sensores óticos Pléiades 1A & 1B com 0,5 metro, além dos satélites Spot 6 e 7 com 1,5 metro e do sensor radar TerraSAR.

Em parceria com o jornal O Globo, a Airbus Defence and Space está monitorando mensalmente as obras do Parque Olímpico da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro (RJ). O local sediará 16 modalidades olímpicas nos jogos de 2016. Através de dados orbitais em alta resolução, é possível montar uma linha do tempo que mostra a evolução das obras e qualifica a tomada de decisão.

Esta imagem Pléiades coletada em outubro de 2012 mostra a pista do Autódromo de Jacarepaguá, quando o uso do espaço ainda formava esta paisagem:

 

No relatório de 9 de outubro de 2014, já há mais detalhes sobre evolução da obra, como: cobertura em construção, velódromo e sua entrada, estrutura de aço, quadra de tênis, região de atividades aquáticas e outras mudanças:

O conceito GO Monitor é inovador por executar a captação de imagens, interpretação de mudanças e a disponibilização das análises em um curto espaço de tempo. De maneira simplificada, é possível atender diferentes níveis de vigilância, solucionando a demanda por respostas geoespaciais, sem a necessidade de ter uma equipe especialista.

Eric Sousa

Graduado em Engenharia Cartográfica pela Unesp de Presidente Prudente, com projetos de pesquisa nas áreas de cadastro urbano multifinalitário e SIG. Atua há cinco anos em gestão de negócios na área de cartografia e soluções geoespaciais, com foco nas áreas de aerofotogrametria e sensoriamento remoto.

eric.sousa@spotimage.com.br

 

 

Esther Querat

Graduada em comunicação pela Universidade Estácio de Sá, extensão acadêmica em Gestão Pública pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal e Oceanografia pela Universidade de São Paulo. Atua há seis anos em gestão de negócios na área de cartografia e soluções geoespaciais.

esther.querat@spotimage.com.br