O Instituto GEOeduc anuncia o lançamento de quatro cursos online para a comunidade de geotecnologia. Os novos treinamentos a distância contemplam desde o uso de geoprocessamento para a área ambiental, softwares de GIS e CAD para mapeamento, conceitos de cartografia e navegação com equipamento GPS, até padrões e serviços necessários para criação de infraestruturas de dados geoespaciais

Já estão abertas as inscrições para os novos cursos a distância do Instituto GEOeduc: Análise Espacial para Licenciamento Ambiental com Prática no QGIS, Introdução ao AutoCAD Map 3D, Garmin GPSMAP 62s na Prática e Serviços Básicos de uma Infraestrutura de Dados Espaciais.

Cursos online de GIS, CAD, GPS e IDE

Somente nos cursos online do Instituto GEOeduc os alunos contam com:

• Conceitos, aplicações e exercícios – aprendizado na prática
• Equipe interna de tutoria por email, skype, chat online, telefone e WhatsApp
• Liberdade de horários – os alunos podem estudar no seu próprio ritmo
• Instrutores que são referência no mercado
• Mais opções: 50 cursos e webtreinamentos

Análise Espacial para Licenciamento Ambiental com Prática no QGIS

Com oito horas de duração, o curso online de Análise Espacial para Licenciamento Ambiental com Prática no QGIS aborda a análise e determinação de áreas de restrição com base nos dispositivos legais vigente, a definição de áreas de restrição a partir de Modelo Digital de terreno (MDT) e de Áreas de Proteção Permanente (APP) a partir da análise de hidrografia, além de um estudo de caso de Mapeamento de Áreas de Preservação Permanente no município de Alegre, Espírito Santo (ES).

O instrutor é Arthur Paiva, graduando em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com três anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens nas áreas de agrimensura, no mapeamento de estradas e túneis a partir de levantamentos geodésicos e topográficos.

Introdução ao AutoCAD Map 3D

No curso online de Introdução ao AutoCAD Map 3D, os alunos conhecem os conceitos básicos de projetos no AutoCAD Map 3D, entendem como usar sistemas de coordenadas, sabem como importar e exportar arquivos, além de fazer a correção e impressão de mapas.

Com oito horas de estudo previstas, o curso foi elaborado por Kátia Regina Góes Souza, Graduada em Geografia pela Universidade Augusto Mota e Universidade Gama Filho, Pós-Graduada em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, com Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutoranda em Geografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Hoje, atua como pesquisadora – administradora de banco de dados espaciais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Garmin GPSMAP 62s

Com quatro horas de duração, no curso online de Garmin GPSMAP 62s os estudantes conhecem em detalhes o GPSMAP 62s da Garmin, através de uma apresentação do equipamento, instruções sobre a navegação e coleta de pontos, as principais funções e atividades práticas.

O instrutor do curso de GPSMAP 62s é Wanderley Kampa Ribas, Engenheiro Cartógrafo e de Dutos – Gerente de Projetos, coordenador de projetos de cartografia, topografia e geodésia com especialidade em atividades de apoio fotogramétrico, aerotriangulação, restituição fotogramétrica, processamento de imagens aéreas digitais, laser scaner aerotransportado, geração de ortofotocartas, mapas de declividade, mapas hipsométricos, mapas de intensidade, geração de MDT e MDE, cadastros urbanos, rurais, mineiros.

Serviços Básicos de uma Infraestrutura de Dados Espaciais

No curso online de Infraestruturas de Dados Espaciais, os alunos verão conceitos fundamentais de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), entenderão para que servem e como funcionam os serviços Web para o intercâmbio de dados, compreenderão os diferentes níveis de interoperabilidade de uma IDE e que tipos de padrões devem ser utilizados, e terão uma introdução aos serviços de visualização de mapas, metadados, catálogos e serviços de acesso a dados geospaciais.

Este é um curso mais longo, com 12 horas de duração, elaborado por Luis Bermudez, Diretor de Certificação de Interoperabilidade do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês), Licenciado com graduação em Engenharia Industrial pela Universidade dos Andes, em Bogotá, Colômbia, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Informática Ambiental pela Universidade de Drexel, Filadelfia, EUA.

Para mais informações e inscrições acesse o site http://www.geoeduc.com/categorias/cursos-online/

Fonte: GEOeduc