O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza hoje (9/12), no seu portal na internet, uma versão atualizada da Base Cartográfica Contínua do Brasil ao milionésimo (onde 1cm = 10km), como parte do Programa de Atualização Permanente da Base Cartográfica (BCIM). Esse programa tem por objetivo prover a sociedade de uma base cartográfica digital, vetorial, estruturada, integrada, contínua e atualizada de todo o território brasileiro, permitindo a obtenção de informações relativas ao posicionamento, nome geográfico e classificação dos elementos representados. Os dados vetoriais permitem aos usuários editarem os dados, adequando-os às suas necessidades.

A base está disponível em formato livre (shapefile e “dump” do banco PostGIS), para utilização em Sistemas de Informação Geográfica e é compatível com diferentes softwares de leitura desse tipo de dado. Sua modelagem está implementada conforme as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais na versão 2.1.3 (ET-EDGV v2.1.3), contemplando 9 das 13 categorias de informação previstas: hidrografia, relevo, localidades, limites, sistema de transportes, estrutura econômica, energia e comunicações, administração pública e vegetação. Em relação aos referenciais espaciais geodésico e cartográfico, segue a norma vigente, utilizando o sistema de referência SIRGAS 2000, com sistema de coordenadas geográficas.

Nesta versão da BCIM foram priorizadas atualizações das seguintes categorias: localidades (cidade evila), hidrografia (trecho de massa d’água), limites (limite de município e área de desenvolvimento e controle), sistema de transportes (trecho de rodovia, pontes e travessias) e relevo (elemento fisiográfico natural). Para as demais categorias, foram feitas revisões da estrutura topológica e de toponímia em conjunto com o Centro de Referência em Nomes Geográficos (CRNG) do IBGE.

As informações cartográficas são oriundas do mapeamento em escalas maiores, de insumos de sensoriamento remoto, de órgãos setoriais parceiros e do conhecimento local, por meio das Gerências de Geodésia e Cartografia do IBGE (GGC).

As principais aplicações e produtos da BCIM são: planejamento e gestão de programas de governo com enfoque territorial; análises que demandem uma visão de conjunto (país, região e estados); elaboração de mapas em escalas menores (mapas da série Brasil, regionais, estaduais e Atlas); representações de aspectos temáticos do território (estatística, recursos naturais e pesquisa ambiental). Os dados da BCIM compõem os projetos de cooperação internacional Mapa Global (GM) e Mapa Global das Américas (GMA).

Acesse a versão atualizada da Base Cartográfica Contínua do Brasil.

Fonte: IBGE