Foi fundada no dia 29 de maio de 2015, sexta-feira dia do Geógrafo, durante uma assembleia realizada no auditório do CREA-AC, a Associação Profissional dos Geógrafos do Acre (APROGEO-AC), a primeira Associação fundada e consolidada da região Norte, com a presença da presidente do CREA-AC Carminda Luzia e algumas autoridades municipais e também com apoio do Senador Acriano Sibá Machado.

Além de criar a entidade também foi aprovado o estatuto e empossada a diretoria que irá atuar nos próximos 2 anos. A entidade surge com a função de ampliar o reconhecimento e valorização do geógrafo, que no caso do Acre tem suas atribuições um pouco “ocultas” principalmente pelos órgãos de planejamento, bem como de organizar a categoria.

O desejo de formar a Aprogeo-Acre foi aceso em 2013 com conversas dos membros, com o objetivo de ter uma entidade que representasse institucional e politicamente os geógrafos do Estado do Acre. Tornar este desejo realidade exigiu muitas conversas de mobilização da categoria e conhecimento dos procedimentos necessários em como criar algum meio como forma de organização. Em 2014 depois da semana de Geografia na UFAC que o grupo vem buscando a viabilização da associação.

A APROGEO-AC é fruto de muito esforço e acredita que possamos alcançar um dos nossos importantes objetivos, que é de nos tornar uma entidade de classe representativa na Câmara de Agrimensura, que é a câmara que cuida dos interesses do Geografo dentro do CREA.

O dia do geógrafo é comemorado em 29 de maio. Legalmente, o geógrafo é o profissional bacharel em geografia, habilitado através da Lei 6.664/79 (regulamentada pelo Decreto 85.138/80 e alterada pela Lei 7.399/85, com regulamentação dada pelo Decreto 92.290/86) e devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).O profissional pode atuar em importantes áreas como planejamento urbano, ambiental e territorial, estudos geoeconômicos e populacionais, geomarketing e geoprocessamento, incluindo a cartografia e o sensoriamento remoto.

A articulação dos geógrafos no Estado é a principal proposta de trabalho da APROGEO. E também o estreitamento e dialogo com outras Aprogeos será um ponto defendido pela diretoria, através de encontros estaduais e nacionais.

Todas as informações necessárias para o profissional se associar estão disponíveis no e-mail aprogeoacre@gmail.com ou contato@aprogeoac.org, site www.aprogeoac.org, em construção