Em tempos de crise, a solução para a falta de recursos pode estar em softwares gratuitos ou de custo reduzido. Aproveite e reserve uma das últimas vagas para o curso sobre como montar um projeto GIS de baixo custo que vai acontecer nessa quarta.

Dentre as diversas variáveis que você deve levar em conta para a definição de um GIS Corporativo, o custo de aquisição das licenças de software é uma das principais, seja para fins acadêmicos ou para uso por consultores autônomos e pequenas corporações, especialmente em épocas de crise econômica, já que você precisa avaliar o preço do sistema, a periodicidade de atualização, o suporte, etc..

Porém, hoje existem ferramentas gratuitas e/ou de baixíssimo custo, que possibilitam que você crie a estrutura de um GIS Corporativo completo, incluindo nessa configuração aplicativos móveis e WebGIS, além é claro do GIS Desktop.

Pensando nisso, nós elaboramos um curso online bem prático e objetivo que vai acontecer nessa quarta-feira (24/6) às 19h30 com várias dicas sobre como implantar um GIS Corporativo através de uma solução de baixo custo, utilizando o software livre QGIS e o sistema online GIS Cloud.

Nesse webtreinamento vamos demonstrar a construção do banco de dados, a elaboração de mapas temáticos, a realização de análises espacias avançadas,  o preenchimento e atualização de formulários de campo e, por fim, a publicação em um WebGIS.

fabiano-cucoloE o instrutor será um especialista no assunto: Fabiano Cucolo, Geógrafo e Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro, com 14 anos de experiência em Geotecnologias. Atualmente é consultor de Geotecnologias da Soloverdi Engenharia, atuando na SABESP (Projeto de Despoluição do Rio Tietê), além de projetos para outras empresas. Já atuou como Especialista em Geotecnologias em empresas como Imagem, Consestoga Rovers, SKY, Itau-Unibanco, Telemidia, Concremat, Cognatis, Gempi. Como Docente atua em cursos de pós-graduação da Unitoledo, ESIC e UNIRP.

Dentre os tópicos que serão abordados no curso online dessa quarta estão a arquitetura de um GIS Corporativo, como implantar um projeto GIS de baixo custo, a elaboração – na prática – do Projeto GIS através da modelagem de dados e objetivos, a criaçaõ do banco de dados e das análises no QGIS, a criação de formulários de campo no GIS Cloud Mobile e, por fim, a publicação do mapa online utilizando o GIS Cloud WebGIS.

Webtreinamento: Projeto GIS de Baixo Custo com QGIS e GIS Cloud
Data: 24 de junho de 2015
Hora: 19h30 (hora de Brasília)
Inscrições: http://www.geoeduc.com/produtos/webtreinamento-projeto-gis-de-baixo-custo-com-qgis-e-gis-cloud/