Crie produtos surpreendentes com o aplicativo

O Google disponibiliza um aplicativo para dispositivos móveis que permite a coleta de vídeos, fotos, panoramas e fotoesferas. O aplicativo Google Camera para Android pode ser obtido em https://goo.gl/Rg5LsP.

Requisitos do Google Camera

•Funciona em smartphones e tablets com o Android 4.4+ KitKat e posterior
•Os recursos Photo Sphere e Panorama requerem um sensor de giroscópio (não disponível no Moto G)
•Os recursos Photo Sphere, Panorama e Efeito foco requerem pelo menos 1 GB de memória

Versão atual
•Compatibilidade com o Android 5.0/Lollipop
•Design de material atualizado
•Melhorias de desempenho e correções de bugs

Tendo instalado o aplicativo Google Camera em seu smartphone ou tablet, vá até o local para o qual deseja coletar as imagens.
Fotos, panoramas e fotoesferas devem ser geolocalizados para serem exibidos no Google Maps, portanto, ative o GPS do seu dispositivo móvel e verifique se o armazenamento de localização está ativado nas configurações da câmera panorâmica.

Para tanto, execute o aplicativo clicando no ícone .

Em seguida, a partir do menu deslizante na lateral esquerda da tela do seu dispositivo móvel, clique no ícone da roda dentada que está no canto inferior direito.

Ao acionar as “Configurações”, você pode:

Definir resolução e qualidade das imagens: você pode escolher a resolução (alta, normal ou baixa);
Salvar localização: você deve obrigatoriamente habilitar este recurso, sendo que a latitude e a longitude são capturadas em WGS84;
Ativar Opções Avançadas: você pode habilitar a exposição manual, se desejar ter controle adicional.

Escolha a opção desejada dentre as disponíveis: fotoesfera, panorama, efeito foco, câmara, vídeo. Adquira as imagens evitando que pessoas e placas de veículos sejam mostradas, por respeito à privacidade.

Para a captura de panoramas ou de fotoesferas, caso não tenha um tripé especial, procure manter a estabilidade ao máximo durante o processo de aquisição das imagens, girando em torno do seu próprio eixo sem se deslocar e mantendo o ponto azul sempre dentro do círculo mostrado na tela do dispositivo móvel.

Para excluir a imagem mais recentemente adquirida no panorama ou na fotoesfera, clique no ícone de desfazer (localizado no canto inferior esquerdo da tela), mas tome cuidado para não clicar duas vezes nesse ícone ou terá que recomeçar a coleta de imagens. Se quiser excluir o panorama ou a fotoesfera durante o processo de coleta de imagens, clique no “ícone X”, localizado no canto inferior direito da tela.


No caso de panoramas, basta coletar as imagens necessárias para completar a faixa horizontal que completa 360 graus. O número de imagens vai depender se você manteve seu dispositivo móvel na posição convencional, como ele é normalmente utilizado (na vertical), ou se você o rotacionou 90 graus para que ficasse mais fácil de manusear, com ambas as mãos posicionadas nas laterais.

No caso de fotoesferas, você deve completar todas as faixas horizontais e também obter uma imagem zenital (mostrando o céu em fotos externas ou o teto nas fotos internas) e outra imagem que mostra o local onde você está posicionado (dê um passo para trás para que seus pés e pernas não apareçam na imagem).


Ao finalizar a captura da cada fotoesfera, o próprio aplicativo realiza a mosaicagem e o georreferenciamento, portanto mantenha-se no mesmo local em que estava coletando as imagens para assegurar que não haverá deslocamento do marcador de lugar, cujas coordenadas são fornecidas pelo GPS.

Após coletar as imagens, você pode transferir os arquivos para uma pasta do seu computador usando o cabo USB. Se preferir, você pode se conectar à Internet e usar o backup automático para enviar seus arquivos para a nuvem do Google, ou então pode fazer postagens das imagens georreferenciadas no Google+.

No caso específico de fotoesferas, a partir do seu próprio dispositivo móvel conectado à Internet você pode acessar sua “Galeria de Fotos” e escolher a imagem desejada.

Você pode clicar no ícone para “Compartilhar” e, em seguida, pode selecionar a opção Google Maps, dentre os ícones exibidos na tela do seu dispositivo móvel.

Desta forma, será feito o upload do arquivo escolhido a partir da sua Galeria de Fotos.

É importante ressaltar a obrigatoriedade de você ter um perfil no Google+ para poder submeter as imagens ao Google Maps, as quais só serão publicadas depois de analisadas.

No exemplo apresentado neste tutorial, a fotoesfera capturada em Gödölloi Királyi Kastély, na Hungria, está disponível no Google Maps em https://goo.gl/maps/vtpZY:

De acordo com a Central de Ajuda do Google Maps, disponível em https://goo.gl/Hl3WgH: O Google Maps tenta escolher, com base em algoritmos, uma variedade de fotos interessantes e de alta qualidade que passem uma impressão do lugar. Para manter o foco no local, fotos que têm pessoas normalmente não são escolhidas. Como o espaço é limitado, nem todas as fotos podem aparecer no Google Maps. Além disso, alguns locais, como pontos turísticos conhecidos ou pontos de referência, têm mais contribuições que outros.

Em breve o Google Maps Views se tornará parte do Google Maps e também será lançado um novo aplicativo chamado Street View App (tanto para Android quanto para iOS). Outra novidade será o lançamento do “Street View | Trusted”, um programa que visa incentivar a colaboração do cidadão fotógrafo que poderá contribuir com a publicação de fotos, panoramas e fotoesferas, tanto no Google Maps quanto no Google Earth. Detalhes podem ser acessados em https://goo.gl/vDyvNe.

A Central de Ajuda do aplicativo Google Camera está disponível em https://support.google.com/googlecamera/.

O Fórum de Ajuda dos produtos Google Geo em Língua Portuguesa pode ser acessado em https://productforums.google.com/forum/#!forum/maps-pt.

Arlete Aparecida Correia Meneguette
Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com