O curso online sobre Geodatabase para Licenciamento Ambiental vai acontecer nessa terça (15/9) às 14h30. Saiba organizar e gerenciar dados geográficos para Licenciamento Ambiental

Um banco de dados, fisicamente implementado pelo Geodatabase, se mostra fundamental e eficiente no processo de organização e análise dos dados ambientais para diversas finalidades.

Mas o que é um Geodatabase?

Saiba organizar e gerenciar dados geográficos para Licenciamento AmbientalGeodatabase é como se chama o banco de dados geográficos nos softwares e produtos da ESRI, entre eles o ArcGIS. Com ele é possível importar shapefiles, vetores, planilhas, etc., além de armazenar e gerenciar dados raster.

Além disso, permite criar domínios de atributos, subtipos, topologia e classes de relacionamentos para modelar dados e garantir a integridade espacial durante os processos de edição, bem como definir esquemas do Geodatabase para modelar e armazenar dados de forma eficiente.

Pensando nessa carência de informações sobre como organizar e gerenciar de forma eficiente seus dados geográficos para projetos de Licenciamento Ambiental, será realizado nessa terça-feira (15/9) às 14h30 um treinamento online com esta temática:

• Entenda qual o contexto geográfico do processo de Licenciamento Ambiental

• Veja como fazer o gerenciamento de informações do Geodatabase

• Aprenda a verificar a consistência topológica dos dados

• Entenda o processo de Licenciamento Ambiental a partir de dados geomorfológicos

• Aprenda na prática a fazer a otimização da estrutura de dados para Licenciamento Ambiental

 

botao-inscricao-webtreino-gis-baixo-custo

 

Veja a seguir um vídeo que explica o passo a passo sobre como inscrever-se e acessar o ambiente do treinamento online:

Arthur PaivaO instrutor do WebTreinamento Geodatabase para Meio Ambiente será o Arthur Paiva, Consultor e instrutor no instituto GEOeduc. Graduando em engenharia cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui 3 anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens. Abordando assuntos como, geoestatística, geomarketing, análise ambiental e diversos outros temas geográficos.Trabalhou como suporte técnico e na confecção de materiais de cursos de extensão em geotecnologias pelo Laboratório de Geoprocessamento da UERJ (LABGIS UERJ). Experiência na área de agrimensura, no mapeamento de estradas e túneis a partir de levantamentos geodésicos (Diferencial, estático e RTK) com seu pós-processamento e topográficos, com o uso do Laser Scanner fixo e Móvel (acoplado em automóvel) e seus respectivos softwares.

Você poderá interagir com o instrutor via chat, terá acesso aos materiais apresentados no curso (pdf, vídeo, tutoriais para baixar os softwares e dados geográficos) e receberá seu certificado de participação após o treinamento. Para participar, basta que você tenha conhecimentos básicos em Geoprocessamento.

 

botao-inscricao-webtreino-gis-baixo-custo

 

Bons estudos!