As imagens obtidas pela câmera WFI do satélite sino-brasileiro CBERS-4 estão disponíveis no catálogo online do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Clique aqui para acessar a página da Divisão de Geração de Imagens (DGI/INPE) dedicada aos dados do CBERS-4.

Lançado em 7 de dezembro de 2014 a partir da base chinesa de Taiyuan, o satélite sino-brasileiro CBERS-4 conta com quatro câmeras, duas brasileiras (MUX e WFI) e duas chinesas (PAN e IRS).

A WFI a bordo do CBERS-4 possui quatro bandas espectrais com resolução de 64 metros, cobrindo uma faixa no solo de 866 km. A câmera fornece uma resolução espacial melhorada em relação aos satélites anteriores da série CBERS, mantendo, no entanto, sua alta resolução temporal de 5 dias.

As imagens da MUX, câmera multiespectral que oferece resolução de 20 metros e faixa de 120 km, estão disponíveis no catálogo do CBERS-4 desde dezembro de 2015.

O Programa CBERS, desenvolvido no Brasil pelo INPE, é fruto do esforço pela capacitação e crescimento do mercado de alta tecnologia no País. A MUX e a WFI são as primeiras câmeras para satélites projetadas e fabricadas no Brasil e suas imagens permitem uma vasta gama de aplicações – desde mapas de queimadas ao monitoramento de desastres naturais, do desflorestamento da Amazônia, da expansão agrícola, até estudos na área de desenvolvimento urbano.

Abaixo, uma cena completa da WFI e detalhes da mesma imagem, registrada em 13 de março, mostrando parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: INPE