Por Gustavo Bueno Lelli

Você sabia que algumas das mais célebres figuras da história dos Estados Unidos da América estão relacionadas com a Agrimensura?

Além de ter um grande apelo cultural na sociedade americana, e ser muitíssimo conhecido por suas proporções gigantescas no mundo inteiro, aparecendo em diversas produções como seriados e filmes, o Monte Rushmore nos Estados Unidos, guarda uma das mais curiosas histórias do mundo da Agrimensura, onde três dos quatro presidentes americanos esculpidos no monumento, em algum momento de suas vidas trabalharam com serviços de agrimensura.

O Monte Rushmore está localizado no município de Keystone, no estado de Dakota do Sul, e foi construído pelo escultor americano Gutzon Borglun (1867-1941), que também idealizou o projeto de homenagear quatro dos mais famosos presidentes da história dos Estados Unidos da América, sendo eles, George Washington (1732-1799), Thomas Jefferson (1743-1826), Abraham Lincoln (1809-1864) e Theodore Roosevelt (1858-1919).

Dos presidentes americanos homenageados na escultura, o único que nunca se envolveu diretamente com trabalhos na área de Agrimensura foi Theodore Roosevelt, que antes de se envolver com política, durante longo período de sua vida foi militar de carreira no Exército Americano.

Os demais (Washington, Jefferson e Lincoln) trabalharam com serviços relacionados à Agrimensura. Confira neste artigo um pouco mais sobre a trajetória de cada um deles, e como eles acabaram se envolvendo com esta área.

Leia aqui a íntegra do artigo: http://bit.ly/1SEulvW.

 

Causas dos tremores de terra: naturais ou antrópicas?

No início deste ano foram registrados na cidade de Londrina, no norte do Paraná, mais de 10 tremores de terra, que foram identificados e estudados numa parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A população que sentiu os efeitos desses tremores – que foram de 1,1 a 1,9 graus na escala Richter – ficou preocupada e ansiosa por algum esclarecimento a respeito das causas desses tremores e se eles iriam continuar, fazendo até mesmo alguns protestos para um retorno mais efetivo.

Ao que tudo indica, os tremores ocorreram por “causas naturais”. Mas quais seriam essas causas?

Dessa forma, entre as explicações dos pesquisadores estavam uma pequena movimentação da camada basáltica, presente na região de Londrina. No entanto, não foram descartadas possibilidades de ação humana, pois foram realizadas muitas obras subterrâneas na região.

Para entender mais sobre este assunto e as possíveis causas desses abalos, aconteceu no dia 31 de março um debate na sede do Instituto de Engenharia do Paraná, em Curitiba (PR), com o apoio do GEOeduc, com a participação de especialistas no assunto: Eduardo Salamuni, Dr. em Geologia e Professor da UFPR; Sérgio Bahls, Gerente da Região Nordeste da Sanepar; José Paulo Pinese, Dr. em Geologia e Professor da UEL; Marcelo Assumpção, Professor do IAG/USP.

O evento foi organizado pela Agepar e teve transmissão online, além da participação de um palestrante transmitindo diretamente da capital paulista e a colaboração de uma equipe em Londrina (PR). O vídeo com o replay está disponível aqui: http://bit.ly/1Xyi4h0.
Bom proveito!

Conteúdos Gratuitos

Novos conteúdos gratuitos foram disponibilizados recentemente no site do GEOeduc. Acesse, baixe e aplique agora mesmo este conhecimento!

• Vídeo e pdf da palestra sobre como turbinar projetos com os mapas online da Autodesk:
http://bit.ly/1SilFBj

• Tutorial: elabore um mapa customizado da sua escola usando o Google My Maps:
http://bit.ly/1Nr4syo

• Vídeo e pdf da palestra online sobre CCIR: da atualização à descaracterização do imóvel rural:
http://bit.ly/1XygTOw

• Vídeo e pdf da palestra sobre mapeamento e topografia com Drones:
http://bit.ly/1XygZpm

• Vídeo e pdf da palestra sobre as mudanças e o fim do prazo para fazer o CAR:
http://bit.ly/1MwBp1x

Para baixar todos os conteúdos gratuitos, acesse www.geoeduc.com/conteudos-gratuitos