Recentemente a China lançou um novo Radar de Abertura Sintética (SAR), do Centro de Lançamento de Taiyuan, no norte da província de Shanxi

Como primeiro satélite de imagens SAR da China que tem uma precisão de um metro de distância, o Gaofen-3 cobre o globo com um serviço de observação 24 horas que funciona em quaisquer condições climáticas, e será utilizado para alerta de desastres, previsão do tempo, avaliações de recursos hídricos, bem como para proteção dos direitos marítimos.

Com 12 modos de imagem, o Gaofen -3 tem a maioria dos formatos de dados provenientes da família de imagens de satélite SAR. A observação por satélite de alta definição é capaz de alternar livremente entre vários modos de imagem, captando dados panorâmicos de ambos terra e mar, assim como é capaz de obter cenas detalhadas de áreas específicas.

O Gaofen -3 foi desenvolvido pela China Academy of Space Technology e pela Shanghai Academy of Spaceflight Technology, sob a orientação da China Aerospace Science and Technology Corporation.