A Leica Geosystems, parte do Grupo Hexagon, empresa provedora de soluções de captura de realidade no setor de Geotecnologias, acaba de anunciar as novidades do sensor GNSS Leica Viva GS16

leica viva gs16 Leica apresenta seu mais novo sensor GNSS: o Leica Viva GS16

O GNSS GS16 é um sensor compacto e robusto, contando com a tecnologia de autoaprendizagem (self-learning), tecnologia que se adapta às condições em que o sensor está sendo utilizado.

Isso significa que os melhores sinais de satélite e dados de correção disponíveis serão escolhidos automaticamente por algoritmos robustos, resultando em melhor posição e precisão.

Desafios

Durante o período de desenvolvimento da nova solução GNSS, três principais desafios foram elencados como pontos chaves para avanço tecnológico e efetivamente agregar valor no novo sensor, sendo eles:

• recepção de sinais em áreas de obstrução como árvores e edifícios
• comunicação robusta e ininterrupta em tempo real para técnica de posicionamento RTK
• tendências políticas e econômicas que influenciam a modernização da tecnologia GNSS

Diante dos desafios estipulados, o Leica GS16 foi construído para responder com o mais alto nível de desempenho estas questões e poder oferecer aos usuários benefícios frente aos desafios diários.

O primeiro desafio foi solucionado com uma nova tecnologia, o RTK plus. Essa tecnologia é como o RTK convencional, mas muito melhor em condições adversas graças aos novos algoritmos implementados na computação das coordenadas. Além disso, é capaz de se adaptar às condições do ambiente, sendo o motor propulsor do conceito “self-learning”.

O segundo desafio foi solucionado pela tecnologia chamada SmartLink. Além dos meios de comunicação convencionais via UHF, GSM e NTRIP, o novo Leica GS16 conta com a nova possibilidade via Smartlink, uma tecnologia de PPP em tempo real, sendo que a correção de posicionamento centimétrica é enviada diretamente de um satélite para o receptor GNSS móvel. Nesse caso, o receptor móvel está totalmente independente do receptor base.

O terceiro desafio foi solucionado com o projeto de um receptor moderno e flexível, sendo que sua nova placa de medição conta com 555 canais, ou seja, “à prova do futuro”.

Controladores e Softwares

Para completar a família do GS16, novos controladores foram lançados para somar no conceito de inovação. Destaque para a nova coletora CS20 com medidor de distância laser integrado, que permite leituras de pontos inacessíveis com a função “disto”.

Todo o ferramental do sensor Leica GS16 é gerenciado em campo pelo software Leica Captivate, que tem transformado a maneira de operação de um sensor GNSS, otimizando a experiência de trabalho em 3D e proporcionando a execução de tarefas em campo com mais facilidade, reduzindo muitas horas de escritório.