O livro Processos Radiativos na Atmosfera apresenta os fundamentos da transferência radiativa: terminologia, definições das grandezas físicas, leis físicas envolvidas e sua formulação matemática


processos radiativos na atmosferaA radiação solar é uma fonte de energia fundamental para os processos físico, químicos e biológicos que ocorrem tanto na superfície da Terra quanto na atmosfera. Este livro apresenta os fundamentos da transferência radiativa: terminologia, definições das grandezas físicas, leis físicas envolvidas e sua formulação matemática.

No livro Processos Radiativos na Atmosfera, os autores explicam como o espectro eletromagnético é geralmente dividido em estudos de climatologia; debatem os principais processos que determinam a variação do fluxo de radiação solar no topo da atmosfera; apresentam a instrumentação utilizada para medir a radiação e descrevem seus princípios físicos de funcionamento. O livro fala ainda dos processos de interação da radiação com a matéria, como absorção, emissão e espalhamento, e traz esclarecimentos sobre como o balanço de radiação na atmosfera e as taxas de aquecimento ou resfriamento radiativo são estimados.

Esta obra oferece um olhar cuidadoso e atento sobre a radiação solar e terrestre, sua propagação e sua interação com matéria e clima.

 

  • Autor: Marcia Akemi Yamasoe, Marcelo de Paula Corrêa
  • Páginas: 142
  • Publicação: 2016
  • Formato: Digital e impresso.
  • Edição: 1

 

button1 button (1)

 

 

processos radiativos na atmosfera700x350