Equipe IPSentinel abre sessão de apresentação pública de infraestrutura para dados Sentinel do território nacional

2013 05 24102656 e2e14e22 92c7 47f8 aa08 7f3168f951e7D9803899 A6D9 4470 BDB3 461C9C398B28C456FCCD 6173 443F 8BC6 0A9EF236789Fsmall Imagept1 600x210 Lançamento: infraestrutura de dados Sentinel para o território portuguêsA Direção-Geral do Território (DGT) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) convidam toda a comunidade a participar na sessão pública de apresentação da infraestrutura IPSentinel, que se realizará dia 27 de abril às 9h30 no Auditório do IPMA em Algés, Portugal.
A infraestrutura IPSentinel tem como objetivo armazenar e disponibilizar, sem custos, imagens dos satélites Sentinel adquiridas sobre o território nacional.
Esta infraestrutura foi desenvolvida  pela DGT em parceria com o IPMA e financiada por um programa da Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), viabilizado através do Mecanismo Financeiro do Espaço Econômico Europeu (EEA Grants).
A criação da infraestrutura IPSentinel foi motivada pela ação integrada da DGT e do IPMA na política de participação ativa de Portugal no Programa Europeu de Observação da Terra Copernicus, nomeadamente no seu Segmento Colaborativo de Solo (CollGS).

Pretende-se, com este evento, promover a potencialidade de utilização de conjuntos de dados de Observação da Terra (OT), em particular das imagens Sentinel, junto das mais variadas comunidades de produtores e utilizadores, de âmbito nacional, regional e local, bem como a comunidade científica e acadêmica.

O evento decorrerá durante a manhã e contará com duas sessões. Na primeira sessão será feita uma apresentação do projeto IPSentinel e o seu enquadramento no Programa Copernicus. Na segunda serão apresentadas e demonstradas as principais funcionalidades do portal IPSentinel. Nomeadamente como fazer pesquisas, por área geográfica de interesse, tipo de produto ou data, como armazenar as suas  pesquisas e como pesquisar em catálogos externos como o SNIG. Haverá, ainda, breves apresentações de alguns trabalhos que estão a ser desenvolvidos com dados dos satélites Sentinel.
A abertura da sessão contará com a presença da Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, do Presidente do Conselho Diretivo do IPMA, Miguel Miranda, do Diretor-Geral de Política do Mar (DGPM), Fausto Brito e Abreu e do Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão.
A participação neste evento é gratuita, no entanto, devido à capacidade limitada do auditório a inscrição é obrigatória.

Clique aqui para mais informações e inscrição no evento.