O case contou com a colaboração da Marna e da Bagio Engenheiros. A união das quatro empresas permitiu entregar uma solução capaz de unificar projetos, gerenciar produção de peças, permitir acompanhamento em tempo real e visualização da obra em 3D. Tudo pelo celular.

ViewImage1 300x131 Trimble e Plannix juntas para prover modelos virtuais em canteiro de obrasO governo brasileiro anunciou recentemente uma parceria com o Reino Unido para construção do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac), que terá como missão o desenvolvimento de produtos e processos inovadores na área da construção civil. A iniciativa confirma como a demanda por soluções tecnológicas no setor é cada vez maior. Alinhada a essa tendência, a Trimble, desenvolvedora mundial de tecnologias avançadas para a produtividade, se une à Plannix para prover solução que integra modelo virtual com o status na fábrica e canteiro de obras, oferecendo ao cliente final a possibilidade de acompanhar a obra de forma simples, unificada e inteligente.

Entenda o case:

ViewImage2 300x131 Trimble e Plannix juntas para prover modelos virtuais em canteiro de obrasUma obra em Santa Catarina, já incorporou esta nova tecnologia. Nesta construção, as estruturas pré-fabricadas tiveram como fornecedor a Marna Pré-fabricados, que decidiu ir além das expectativas, e incluiu alguns parceiros no projeto: a Bagio & Engenheiros Associados, especialista em projetos estruturais e de construção civil, a Plannix, desenvolvedora de software para pré-fabricados de concreto e a Trimble, que por meio do software Tekla, e da integração entre as ferramentas proporcionada pelo Trimble Connect, poderia oferecer um gerenciamento completo e eficiente.

Segundo Carlos Costa, Engenheiro de Suporte Técnico da Trimble, a integração foi relativamente simples, pois a Marna já utilizava o Precast Control e a Bagio, o Tekla. O que faltava era apenas uma interface, que já estava sendo desenvolvida antes dessa demanda -, e a parceria fez com que essa ferramenta fosse colocada em prática.

ViewImage3 300x130 Trimble e Plannix juntas para prover modelos virtuais em canteiro de obrasO engenheiro afirma que é uma solução simples, mas que faz uma grande diferença no final. “O status da obra está sempre à mão e o input dos dados no sistema – que antes era feito manualmente, é feito hoje através de um arquivo único que resolve tudo. Além disso, temos o retorno da informação. O Precast Control gera um arquivo que permite o envio de informações do andamento da obra, além do status de produção das peças para todos os envolvidos tanto no Tekla quanto no Trimble Connect. Esse conjunto de facilidades tem um grande impacto no decorrer da obra”, diz Costa.

Resultados

Além de oferecer ao cliente final o acompanhamento da obra e a comunicação com todos os envolvidos em tempo real, a visualização em 3D e todo o gerenciamento pelo celular, todas as empresas envolvidas tiveram benefícios em retorno.

ViewImage4 168x300 Trimble e Plannix juntas para prover modelos virtuais em canteiro de obrasCarlos Barbosa, sócio-diretor da Plannix, afirma que na maioria das empresas o projeto é recebido em PDF ou DWG, por e-mail, e as informações geométricas são cadastradas manualmente em diversas planilhas de Excel. “A Plannix foi criada para trazer uma evolução neste modo de trabalhar. Por meio do nosso sistema, e aliado à Trimble, as informações estão mais seguras e tudo é feito de forma menos repetitiva. Além disso, no final, conseguimos ter a visualização 3D do status da obra, em diferentes ângulos e, ainda, pelo celular”

O Engenheiro e responsável pelo setor de Inovação da Bagio, Willian Niquelatti, afirma que todas as empresas envolvidas foram beneficiadas com a implementação da ferramenta. “Conseguimos gerar a visualização de uma forma interativa, apresentar em tempo real o status da obra para o cliente e a todos os envolvidos. Além disso, projeto e produção foram aproximados, possibilitando o acesso, inclusive, em dispositivos mobile”, explica.

Para Guilherme Philippi, Diretor da Marna, a integração passa a ser um diferencial para o negócio. “Fizemos esse projeto-piloto e ficamos plenamente satisfeitos com os resultados. A solução é muito promissora e com certeza será usada com outros clientes”, afirma.

Além das telas da solução, seguem algumas imagens do Tekla (modelo genérico), relacionadas com diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto de estrutura pré-fabricada.

ViewImage5 168x300 Trimble e Plannix juntas para prover modelos virtuais em canteiro de obrasSão elas:

 1 – Modelo no Tekla Structures para detalhamento, sem a informação do estágio de fabricação e montagem

2 – Mesmo modelo, pronto para iniciar o acompanhamento do projeto. Neste caso, com todas as peças na mesma cor representando um projeto cuja fabricação ainda não foi iniciada.

 3 – Modelo já com informações atualizadas (hipotéticas) sobre a fabricação e montagem, separando por cores diferentes os diferentes estágios.