*Por Chaves na Mão

O uso das tecnologias está se tornando cada vez mais constante em diversos setores da indústria. Com o propósito de chamar atenção, aumentar as vendas, garantir fortalecimento da marca e, consequentemente, atingir um número extenso de pessoas interessadas em seu produto ou serviço, aderir às tendências tecnológicas é praticamente regra obrigatória para quem quer alcançar o sucesso.

No mercado imobiliário, uma das ferramentas que está ganhando cada vez mais força e ocupando um espaço importante entre as empresas e clientes são os drones. Mas com tantas novidades surgindo no mercado a cada dia, como saber otimizar o uso e trazer resultados concretos com recursos ainda pouco explorados? Confira em nosso artigo, como os drones podem aumentar as vendas no mercado imobiliário.

Afinal, o que são drones?

Drones são pequenas câmeras de alta qualidade acopladas em mini “helicópteros”que funcionam com baterias, voam e são monitorados por controle via rádio (ou até mesmo por smartphones). Em uma simples comparação, é um helicóptero de brinquedo que é direcionado via controle remoto e que possui uma câmera filmadora com alta resolução e bateria de longa duração.

A palavra drone é de origem inglesa e significa “zangão”. Porém, este nome ficou conhecido em todo o mundo representando toda e qualquer espécie de aeronave não tripulada e comandada por pessoas de forma remota.

Os drones estão sendo muito usados como complemento do trabalho da polícia (monitoramento, vigia de áreas), na área ambiental (explorar lugares onde o homem ainda não conseguiu chegar, eventos (casamentos, festivais, esportes, entre outros) ou ainda no auxílio em acidentes, como, por exemplo, o Japão, que usou drones para verificar a situação de Fukushima após o vazamento radioativo. Abaixo listamos os principais usos de drones no Brasil:

● Supervisionamento em estradas, ruas, avenidas e fronteiras;

● Monitoramento em matas, bosques, plantação e gado;

● Fiscalização de obras (construção de prédios e casas);

● Cobertura jornalística de shows e eventos em geral (exemplo: Rock in Rio);

● Processamento de dados no meio ambiente;

● Filmagens para televisão e cinema.

● Aumento de vendas no mercado imobiliário

 

4 Motivos para usar drones no mercado imobiliário

O mercado imobiliário ganhou um aliado: os drones. Eles estão sendo muito usados para valorizar e também mostrar várias perspectivas de um mesmo imóvel ao cliente, deixando-o atraente e ampliando a possibilidade de venda. E ainda fazendo com que este material seja replicado nas redes sociais e alcance mais interessados. Veja abaixo alguns dos motivos que tornam o drone aliado do mercado imobiliário.

 

Fonte: Freepik

 

1. Facilidade no manuseio: Apesar de ser uma tecnologia nova, os drones possuem fácil manuseio e suas filmagens são gravadas em uma memória interna, possibilitando a edição e compartilhamento do conteúdo multiplataformas.

2. Exibição de áreas extensas: Para filmagens em amplos terrenos ou condomínios, você não precisa mais percorrer todo o percurso, ficar debaixo de sol e perder vários dias. O drone faz isso e você pode mostrar todos os detalhes do local de forma simples, rápida e visualmente mais agradável, assim o cliente que assistir já tem melhor dimensão do espaço real do lugar. Com certeza, com um belo material visual e mostrando detalhes de um imóvel ou terreno, aumentam as chances de crescer as vendas no mercado imobiliário.

3. Trabalho programado: É possível filmar vários imóveis em Curitiba ao mesmo tempo ou em um tempo muito mais curto do que usando outras ferramentas. Além, disso, você pode fazer o serviço remotamente ou com muito mais agilidade, sem a necessidade de deslocamento até os locais. Ele também gera economia à empresa, já que o trabalho é rápido, fácil e não requer tantos deslocamentos, economizando também a gasolina que se gastaria em uma filmagem convencional;.

4. Baixo custo: Hoje existem no mercado diversas marcas e modelos de drones, o que vai mudar é o alcance do voo (geralmente eles possuem capacidade de ir até determinada altura) e a qualidade da filmagem (depende da necessidade da empresa). Também é possível encontrar empresas especializadas nesta filmagem, não sendo necessário investir no equipamento e pagando apenas a mão de obra.

Esta opção pode ser ainda mais interessante para a empresa testar essa novidade em seus canais e sentir o retorno alcançado, sem a necessidade de investir nos equipamentos logo de cara. Ter um direcionamento de um especialista também pode trazer vários ganhos, principalmente por ter um melhor aproveitamento do recurso, garantindo que a meta desejada seja atingida.

5. Infinitas possibilidades: Se a sua imobiliária ou construtora têm diversos apartamentos à venda , você pode criar inúmeras filmagens em diferentes ângulos e montar um vídeo de apresentação ao cliente. Você pode mostrar o imóvel de cima, de cima para baixo, uma visão 360, um amplo terreno, garagem e até mesmo condomínios que possuem diversos atrativos de lazer (é o caso dos condomínios clube). Quando o cliente tem uma visão mais exata do local, o imóvel se torna muito mais atrativo, não é mesmo?

 

Fonte: Freepik

 

Quanto custa investir em drones para o mercado imobiliário?

Ainda não existe um valor exato para drones e o investimento vai depender dos objetivos e dos recursos que a empresa possui. Hoje existem drones de R$ 700,00 até mais de R$ 10.000,00. Também é importante lembrar que a empresa precisará ter um profissional treinado para mexer no equipamento e também fazer a edição das filmagens. Só então que elas serão divulgadas no site ou redes sociais.

Para quem quer investir em drones para aumentar as vendas no mercado imobiliário, mas não quer mexer muito no orçamento, vale considerar a possibilidade de contratar uma empresa da área para realizar o serviço. Neste caso elas já possuem o equipamento disponível (empresa contratante não precisa comprar), além disso, já estão por dentro do mercado de drones e podem fortalecer as suas vendas entregando apenas os resultados das filmagens.

Então, se a sua empresa não quer ficar de fora da tendência e quer aumentar as vendas no mercado imobiliário através dos drones, vale a pena considerar as oportunidades, traçar uma estratégia com os objetivos e escolher o melhor caminho a seguir.

Fonte: Dronegócios