Inscrições gratuitas (vagas limitadas)

A Unifesp Baixada Santista está promovendo eventos de extensão de curta duração gratuitos sobre diversos temas, tais como sensoriamento remoto e vegetação, arqueologia subaquática, desastres naturais, manguezais, mapeamento subaquático, mapeamento de campo de dunas, astronomia de posição, entre outros.

Participação garantida mediante prévia inscrição. Em cada evento para sua efetiva realização é exigido número mínimo de inscritos: 10.

O próximo evento será sobre Metadados Geoespaciais Digitais, no dia 7 de agosto das 19h às 21h.

A pesquisa consiste no desenvolvimento, apresentação e aplicação de metodologia para análise espacial e temporal apoiada por tecnologias de Geoprocessamento (Sistema de Informação Geográfica – SIG e Sistema de Posicionamento Global – GPS), de forma sistemática e institucional, aplicável à avaliação de processos de fenômenos geográficos, como um requisito para execução de projeto técnico de gerenciamento costeiro em gestão territorial e ambiental.

No evento será apresentada a informação geográfica como propriedade de objeto geográfico e sua representação digital, além de iniciativas recentes de sua padronização visando o intercâmbio entre instituições produtoras/provedoras e usuárias de dados e informações geográficas.

Tecnologias da informação geográfica associadas a técnicas de processamento digital de imagens de Sensoriamento Remoto são apresentadas e discutidas. Será apresentado o potencial dos SIG, em especial o sistema SPRING4.1, como tecnologia de Geoprocessamento, assim como do uso de métodos de determinação de coordenadas de estações terrestres por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

É entendido pelo autor que planejar e ordenar o espaço geográfico exige aplicação de metodologia eficiente, tendo em vista a complexidade da área geográfica no tratamento digital de dados geográficos.

Experimentos foram realizados através dessas tecnologias contemporâneas, tendo como foco a temática erosão em Atafona, localizada no município de São João da Barra (RJ), com o propósito de validação das ferramentas e seus conceitos permitindo o encorajamento do seu uso mais extensivo em atividades gerenciais e decisórias por administradores públicos, em processos de ordenamento do espaço geográfico, que têm relação direta com gestão territorial. Resultados relativos à morfologia de feições costeiras foram obtidos e permitiram a análise espaço-temporal do fenômeno erosivo em curso.

Inscreva-se

Mapeamento com Drones

O uso de drones para mapeamento será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: