Assista o replay na íntegra e compartilhe com seus amigos

redes cadastrais de referencia nos municipios 300x251 Replay disponível: Redes de referência cadastral para os municípios no BrasilSegundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da criação da norma NBR-14166, de 1998, uma rede de referência cadastral municipal (RRCM) constitui o apoio básico de âmbito municipal para todos os levantamentos que se destinem a projetos, cadastros ou implantação de obras, sendo constituída por pontos de coordenadas planialtimétricas, materializados no terreno, referenciados ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

Para falar sobre redes de referência cadastral para os municípios brasileiros, que tem como objetivo a sistematização de todos os levantamentos topográficos no país,  foi realizado um webinar no dia 22 de agosto com apresentação de Régis Bueno, diretor da Geovector, e moderação de Emerson Granemann, da MundoGEO.

Assista o replay na íntegra

regis bueno Replay disponível: Redes de referência cadastral para os municípios no BrasilRégis é Doutor (2007) e Mestre (1995) em Engenharia – programa de Engenharia de Transportes – pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP, onde desenvolveu pesquisas na área de Geodésia por satélite (GNSS) e monitoração de estruturas. Graduado em Engenharia de Agrimensura em 1987 pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga. Exerceu atividades de ensino na EPUSP, na Universidade Católica de Santos – UNISANTOS e na UNIP. Desenvolve suas atividades profissionais como proprietário da empresa GEOVECTOR Engenharia Geomática, a qual constituiu no ano de 1999. Membro do CE-02:133.17 – Comissão de Estudo de Serviços Topográficos da ABNT/CB-02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil – Cobracon desde 1994. Membro GT Técnico para elaborar o Manual de Engenharia para o Cadastro Rural e Urbano do Brasil (Manual Operacional de Engenharia do Sinter). Além da monitoração de estruturas suas atividades de pesquisa e soluções abrangem também o cadastro imobiliário, o geoprocessamento e a regularização fundiária.

Imgem: Pixabay