Diversas áreas podem se beneficiar da combinação de Inteligência Artificial com dados geoespaciais

O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês) abriu uma chamada pública de comentários sobre a Inteligência Artificial na Geoinformática (GeoAI), como parte das atividades do grupo de trabalho deste assunto.

Este novo grupo de trabalho terá como objetivo melhorar a interoperabilidade de dados geoespaciais em aplicações de Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning.

As tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Deep Learning (DL) começaram a ser integradas à geoinformática e estão levando a inteligência espacial a vários domínios, incluindo transporte autônomo, saúde preditiva, planejamento / projeto / desenvolvimento urbano sustentável, entre outros.

Como exemplo, pode-se citar as informações geográficas voluntárias assistidas por IA (como os dados do OpenStreetMap), que aceleram o desenvolvimento de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs) a partir de imagens de satélite.

Além disso, técnicas de DL fornecem previsão em nível micro de mobilidade humana e exposição ambiental em diferentes áreas geográficas em epidemiologia.

Ainda, os veículos autônomos também reúnem, gerenciam e analisam grandes quantidades de dados geoespaciais a partir de uma combinação de GPS, câmeras e outros sensores de tráfego e navegam com uma percepção humana de alto nível usando o Deep Learning.

Claramente, muitos campos podem se beneficiar da combinação de Inteligência Artificial com dados geoespaciais.

GeoAI

O grupo de trabalho em GeoAI foi fundado para identificar casos de uso e aplicativos relacionados à IA em domínios geoespaciais, como saúde, smart cities, carros autônomos, entre outros.

Fornecerá um fórum aberto para ampla discussão e apresentação de casos de uso com o objetivo de reunir geocientistas, cientistas da computação, engenheiros, empreendedores e tomadores de decisões da academia, indústria e governo para desenvolver, compartilhar e pesquisar as últimas tendências, sucessos, desafios e oportunidades no campo da IA ​​com dados geoespaciais.

Este grupo GeoAI terá como objetivo investigar a viabilidade e a interoperabilidade dos padrões OGC para usar e reutilizar dados geoespaciais em aplicativos de IA, bem como descrever lacunas e problemas que poderiam levar a uma nova padronização geoespacial dentro da comunidade.

A minuta do regulamento do Grupo de Trabalho GeoAI está disponível para revisão e comentários no Portal OGC. Os comentários devem ser enviados até 25 de setembro de 2018 e devem ser enviados através do método descrito na página de solicitação da carta de apresentação do projeto GeoAI.

Fórum de Empresários de Drones

No dia 7 de novembro será realizada a sexta edição do Fórum Empresarial de Drones, dentro da programação do DroneShow Plus 2018, em São Paulo (SP).

Este fórum apresenta uma continuidade da sequência de encontros da comunidade empresarial, promovidos pela MundoGEO, que acontece desde 2016. Neste ambiente serão discutidos também novos modelos de negócios, conhecidas as novas demandas do mercado e promovidas cooperações entre as empresas dos setores de drones e geotecnologia.

Conheça a programação detalhada e garanta sua vaga

Imagem: Pixabay