Tecnologia está disponível em seis cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

O trânsito frustra, é perigoso e prejudica a economia e o meio ambiente. Para fugir do tráfego, motoristas, cidades e empresas precisam ter acesso a informações precisas e em tempo real sobre congestionamento e acidentes.

Atenta a esse panorama, a HERE Technologies, lider global em serviços de mapeamento e localização, apresenta a HERE Traffic Dashboard, uma ferramenta interativa que visualiza e antecipa níveis de congestionamento em tempo real mais de 180 cidades ao redor do mundo. Além disso, a ferramenta oferece dados de mobilidade urbana ao mostrar as distâncias que podem ser percorridas a partir de pontos específicos, como uma ida ao centro da cidade em trajetos que precisem levar 5, 10, 15 ou 20 minutos com base nas condições de tráfego em horários específicos ao longo do dia.

Com o HERE Traffic Dashboard, motoristas podem verificar o melhor horário para o início de seus percursos. Ao mesmo tempo, gestores de tráfego e autoridades de transporte podem ver como o trânsito influencia a movimentação na cidade.

transito inteligente HERE apresenta painel que rastreia o trânsito de maneira inteligente

Para Helmuth Ritzer, vice president de serviços para veículos conectados na HERE Technologies, “ninguém gosta de estar no trânsito. Mas ninguém consegue resolver sozinho os problemas causados pelo tráfego. Para isso, precisamos de mais colaboração entre os setores públicos e privados para oferecer melhores serviços.

Com o HERE Traffic Dashboard somos capazes de oferecer informações específicas dentre uma vasta quantidade de informações de trânsito – desde dados em tempo real até dados históricos, passando por análises sofisticadas – que podem ajudar motoristas, cidades e empresas na tomada de decisões.

Informação precisa e dinâmica para enteder as condições das vias em tempo real

mapa inteligente 300x122 HERE apresenta painel que rastreia o trânsito de maneira inteligenteA HERE coleta diariamente bilhões de dados de GPS e aproveita mais de 100 fontes diferentes sobre acidentes de trânsito. A empresa utiliza ainda dados de sensores presents em veículos de diferentes montadoras, o que resulta em altos índices de precisão e informações ainda mais precisas sobre as condições de trânsito. Além disso, os especialistas em tráfego da empresa monitoram acidentes na medida em que eles ocorrem, 24 horas por dia, sete dias da semana.

Uma vez feita a coleta de informações, a HERE processa os dados por meio de sua Plataforma de Localização Aberta – atualizada continuamente a cada 60 segundos. Por meio dos serviços elaborados a partir dessas informações, a HERE pode ajudar motoristas, autoridades de tráfego e empresas a obter informações cada vez melhores sobre tempos de viagem e condições das vias.

Até o dia 21 de setembro, a HERE estará no ITS World Congress, em Copenhagem, mostrando como sua plataforma de localização aberta pode conectar montadoras e cidades para otimizar o gerenciamento de trânsito para o benefício de todos.

No Brasil, seis cidades contam com o HERE Traffic Dashboard: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Veja abaixo a lista completa de cidades do mundo que também disponibilizam a tecnologia.

Geotecnologias na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira.

Confira como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow: