Assista e compartilhe com seus colegas

georadar 445x600 Replay na íntegra: Aplicações e Vantagens do Georadar na EngenhariaO GPR (Ground penetrating Radar) ou popularmente conhecido como Georadar é um instrumento de levantamento subsuperficial que utiliza a emissão de pulsos eletromagnéticos na penetração no solo e utiliza a reflexão das mesmas para a descrição estratigráfica da camada subjacente.

Em vista disso, a cartografia subsuperficial é executada através de um método não-destrutivo, ou seja, não é necessário intervir com obras ou trincheiras, principal inconveniente nas regiões densamente urbanas.

A antena consiste no dispositivo de transmissão de impulsos eletromagnéticos para a detecção das camadas inferiores e suas características definem a resolução do levantamento aplicada ao terreno. São disponíveis, no mercado, antenas com frequência central de 16 Mhz até 2.200 Mhz.

Suas aplicações envolvem a engenharia geotécnica (detecção de fraturas estruturais, cavidades no subsolo, localização de dutos), meio ambiente (assoreamento, mapeamento de aquíferos), arqueologia dentre outros.

Para falar sobre Aplicações e Vantagens do Georadar na Engenharia (GPR – Ground Penetrating Radar), foi realizado um webinar no último dia 30 de outubro com apresentação será de: Arthur Paiva, Diretor Executivo da GeoPaiva Consultoria; João Henrique Rosa, Especialista em Arqueologia e Cartografia Histórica; e Gleide Alencar Nascimento Dias, Coordenadora Operacional de Levantamento GPR.

Veja o replay na íntegra

“Procuramos mostrar, no webinar, um pouco das potencialidades que o Georadar apresenta na Cartografia sub-superficial”, comenta Arthur. “Nós, que somos da área de Geo e utilizamos instrumentos de Topografia, Geodésia ou levantamentos por imagens de satélites, sempre nos preocupamos com a Cartografia em si, o que é natural, porém o Georadar traz esta nova abordagem, na qual pode-se conhecer e traduzir os objetos que se encontram abaixo do solo, imprimindo segurança e vantagens ao se mapear esta sub-superfície para aplicações em Engenharia Civil, Geologia, Cadastro Multifinalitário, ao mesmo tempo fornecendo apoio à Cartografia convencional num maior detalhamento, abordagem e investigação dos objetos geográficos”, conclui.

A GeoPaiva consultoria em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) presta serviços de levantamentos pedológicos, estruturais e geofísicos com o apoio do GPR. O instrumento é o modelo SIR 3000, da empresa GSSI, com antenas de 200 Mhz. As antenas são dispositivos que podem ser substituídos por outras de maiores frequências.

Portanto em parceria com a MundoGEO, a GeoPaiva Consultoria apresenta as potencialidades e as vantagens de utilizar o instrumento de Georadar para investigação e mapeamento subsuperficial.

No webinar serão abordados os seguintes temas:
• Princípios Físicos do GPR
• Delimitação de Área de Levantamento
• Varredura Eletromagnética
• Processamento dos Dados
• Aplicações Ambientais
• Aplicações Cartográficas
• Aplicações Arqueológicas
• Vantagens de Operação

Assista e compartilhe com seus colegas