Sistema permite a delimitação dos terrenos dos assentamentos com precisão de maneira remota

A utilização de drones na solução de demandas criadas a partir da divisão de terrenos em assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) começa oficialmente no início do próximo ano no Mato Grosso do Sul.

A informação foi dada no encerramento do V Seminário do SIG (Sistema de Informações Geográficas), realizado esta semana no auditório da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS), que contou com a presença do Incra esclarecendo aos participantes do evento sobre a utilização dos drones para atividades de Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Cletho Muniz de Bito, destacou que é necessária maior divulgação de informações do setor, visando desenvolver novos métodos com a utilização desses aparelhos na gestão fundiária. Ele informou, ainda, que as demonstrações práticas dessas novidades poderão acontecer na Fazenda Itamarati, em Ponta Porã, onde a área é de 50 mil hectares e possui mais de 2 mil famílias assentadas.

Precisão

Para Edalto Gomes, chefe da Divisão de Geomensura do Incra, trata-se de um sistema que permite a delimitação dos terrenos dos assentamentos com precisão, sem ir a campo, de uma maneira remota, “com maior velocidade em relação ao sistema presencial”.

Conforme analisam os técnicos da área, os aparelhos, podem inclusive ser utilizados no censo agropecuário e locais prioritários de preservação ambiental.

Segundo o superintendente regional do Incra/MS, Humberto Maciel, “a expectativa para fevereiro próximo, em relação ao evento, é a melhor possível. Estamos prontos para iniciar os trabalhos no Assentamento Itamarati”.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Incra/MS

Incra valida levantamentos com Drones para Georreferenciamento

Incra apresenta Drones para Georreferenciamento de Imóveis Rurais 400x300 Incra anuncia uso de Drones para Georreferenciamento de Imóveis RuraisEm novembro passado, servidores do Incra em Minas Gerais habilitados a operar drones finalizam o aerolevantamento topográfico do assentamento Jacaré Grande, localizado no município mineiro de Janaúba, validando os levantamentos com Drones para fins de Georreferenciamento.

De acordo com os técnicos do Incra, a primeira remessa de imagens analisadas permitiu constatar a qualidade da acurácia posicional, ou seja, comprovou a exatidão das coordenadas extraídas pelos drones.

Em solo foram determinados 20 pontos de checagem, que são os parâmetros para a verificação do grau de precisão alcançado após o processamento das imagens. A média geral de precisão foi de 13,8 centímetros, atendendo a Norma do Incra com folga.

Lançamento: DroneShow Online em dezembro

Atendendo a pedidos, para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial DroneShow Plus, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 3 a 7 de dezembro e as inscrições já estão abertas com 50% de desconto para quem aproveitar a promoção!

O DroneShow Online terá um seminário de abertura – com inscrição gratuita – no qual serão apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, mostrando o estágio atual e as tendências relacionadas à cadeia produtiva do setor e aplicações atuais e potenciais dos drones e da tecnologia embarcada, além de um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones realizado recentemente. Durante a semana do evento serão oferecidos, ainda, cinco cursos online por especialistas do setor relacionados ao processamento de imagens com drones e as aplicações nas áreas de mapeamento, topografia, agricultura e inspeções na construção civil.

DroneShow Online Facebook Imagem Post 50off 400x210 Incra anuncia uso de Drones para Georreferenciamento de Imóveis RuraisTodos os inscritos nos cursos poderão acompanhar o conteúdo ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking. Porém, as vagas são limitadas para garantir que será reservado um tempo ao final de cada mini-curso para responder perguntas dos participantes.

Conheça a programação completa e inscreva-se

Fonte: DroneShow