Estudo também contribui para os cálculos de edificações de muros de contenção

Aplicando metodologias integradas de geotecnia e geofísica, estudos realizados em área de risco de deslizamentos – no município de Campos do Jordão (região serrana do Estado de São Paulo) – apontam resultados que podem contribuir na prevenção de impactos em edificações construídas em solos vulneráveis a movimentos de massa e deslizamentos.

A pesquisa também contribui para os cálculos de edificações de muros de contenção para prevenção de deslizamentos de terra.

Os estudos coordenados pelo pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) , Cassiano Antonio Bortolozo – da área de Pesquisa de Processos Geodinâmicos de Desastres Naturais – utilizaram sondagens geotécnicas e levantamentos geofísicos para levantar o histórico dos impactos e causas de deslocamento de construções, principais estruturas envolvidas no movimento ( entre rochas, argila e sedimentos) e identificação de diversas composições do terreno.

Todos esses fatores influenciaram a instabilidade do solo e os processos de deslocamento rotacional do terreno, afetando as construções existentes desde a década de 1940 até as edificações mais recentes, como o da escola, construída em 2002.

Durante os estudos, identificou-se que o muro de contenção de deslizamentos, também construído em 2002, sofreu um deslocamento rotacional sentido norte-sul, servindo como um marcador do movimento do solo na pesquisa. “Em 15 anos, o muro se deslocou oito metros, o que é bastante sério e mostra a grave vulnerabilidade do terreno.”, aponta o pesquisador do Cemaden.

A pesquisa intitulada “Combined analysis of electrical and electromagnetic methods with geotechnical soundings and soil characterization as applied to a landslide study in Campos do Jordão City, Brazil” (Análise combinada de métodos elétricos e eletromagnéticos com sondagens geotécnicas e caracterização de solo aplicada a um estudo de deslizamentos de terra na cidade de Campos do Jordão, Brasil), foi divulgada no Journal of Applied Geophysics, Volume 161, fevereiro de 2019, páginas 1-14, na plataforma de publicação científica internacional de Ciência Direta da Elsevier.

“Uma das principais contribuições desse trabalho científico está em demonstrar que o uso de diferentes metodologias podem ajudar no planejamento de edifícios e estruturas de contenção. ”, destaca o pesquisador do Cemaden, Cassiano Bortolozo. Ele explica que, especialmente em situações de complexidade geológica e geotécnica, as metodologias integradas colaboram para definir o tipo de estrutura a ser construída na superfície e evitar impactos nas construções provocados pelos movimentos de massa.

Hoje, Campos do Jordão é uma das áreas piloto utilizada pelo Cemaden para estudos e compreensão do processo de deslizamentos de terra, além da aplicação de técnicas de mitigação e prevenção de risco de movimentos de massa.

Todos os anos, especialmente no verão, o Brasil sofre com enchentes e deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas. Esses deslizamentos de terra são responsáveis ​​por muitas mortes e perdas materiais que afetam enormemente a população local.

O município de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, apresenta uma história de movimentos de massa que resultou em fatalidades e perdas financeiras. Um mapa da avaliação de risco do município mostra que cerca de 32% da população do município vive em áreas de risco.

O trabalho científico foi apresentado pelo pesquisador do Cemaden, Cassiano Bortolozo, na Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, na última quarta-feira (13/2), na Sala de Imprensa da instituição, com transmissão simultânea pela internet. O vídeo da apresentação já se encontra disponível:

Com a participação de pesquisadores de diversas instituições, o trabalho científico está disponibilizado no endereço www.sciencedirect.com/science/article/pii/S092698511830096X.

Com informações da Ascom/Cemaden

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Pixabay