Avanços tecnológicos permitiram melhorar a identificação e a representação da área dos municípios

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou ontem (25/3) a atualização dos mapas de 261 municípios que tiveram mudanças de área e de limites entre maio de 2017 e abril de 2018 (ver quadro ao lado).

Os mapas podem ser visualizados nesta página.

Segundo o comunicado oficial do IBGE, as alterações nos limites municipais têm impacto na quantidade de habitantes desses locais, já que essas mudanças fazem com que algumas regiões, e consequentemente seus moradores, passem a integrar municípios vizinhos.

As atualizações influenciam também em estudos e pesquisas demográficas, como as estimativas da população, calculadas todos os anos pelo IBGE. “Como estamos vendo melhor o território, o desenho do Brasil está sendo melhorado a cada ano. E isso tem um efeito na quantidade de eleitores, de serviços e na população de uma forma geral”, explica o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares.

O estado com mais municípios atualizados foi Santa Catarina, com 140 alterações de limites. Tavares explica que existem acordos de cooperação técnica com a maioria dos estados e que, no caso de Santa Catarina, essas mudanças partiram de uma revisão feita pelo próprio governo estadual.

Além dos ajustes cartográficos comunicados pelos estados, as alterações podem ser feitas para atender novas leis estaduais.

O IBGE ressalta que, embora os mapas sejam utilizados como referência para diversas atividades por órgãos públicos, privados e pela sociedade em geral, o instituto não tem como atribuição a definição e demarcação do território. “O IBGE é um grande agregador de informações dos limites territoriais”, destaca Tavares.

IBGE atualiza áreas territoriais de estados e municípios brasileiros

O IBGE atualizou as áreas territoriais de estados e municípios brasileiros. Veja a lista completa nesta página. O reprocessamento dos valores das áreas territoriais abrange 5.568 municípios, além do Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

Nesta atualização, destacam-se o refinamento do traçado da linha de referência da costa brasileira e de alguns limites fluviais entre os estados de Mato Grosso e Amazonas, Roraima com Amazonas e Pará com Maranhão e Amazonas. Destaca-se também a adequação da divisa entre o Distrito Federal e Goiás, após estudos realizados em parceria pelo IBGE com os respectivos órgãos estaduais.

O redimensionamento dos valores de áreas também está relacionado à evolução das geotecnologias aplicadas no seu cálculo. Isso implica na atualização periódica dos valores das áreas estaduais e municipais com a utilização continuada de melhores técnicas e insumos de produção. As alterações nos valores das áreas também refletem eventuais alterações territoriais nos limites político-administrativos por força de lei ou de medidas judiciais.

A Malha Municipal Digital do Brasil de 2018, um conjunto de arquivos digitais com a representação político administrativa dos estados e municípios do país. Para acessar e trabalhar com esse material, é necessário um software de geoprocessamento. A malha digital está disponível nesta página e no arquivo Leia-me podem ser encontrados esclarecimentos técnicos.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem de capa: Divulgação