A construção da Plataforma foi um passo absolutamente importante para o estímulo e a adoção dessa nova metodologia digital do setor da construção

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), junto com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), trará informações atualizadas, no 2º Seminário de Disseminação do BIM sobre as tendências de inovação na indústria de materiais e demais agentes da cadeia produtiva da construção que acontece nessa quinta (11/4) em São Paulo (SP).

Na ocasião, serão apresentados o conteúdo, cronograma e impactos da implantação da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling (BIM) pelo governo federal. Será divulgada, também, a Plataforma BIM BR com o detalhamento sobre o sistema e as orientações para downloads e uploads de objetos na ferramenta.

A Coordenadora de Difusão Tecnológica da ABDI, Talita Daher, ressalta que as bibliotecas de objetos e componentes são muito importantes para a adoção do BIM por parte do setor da construção. “A construção da Plataforma foi um passo absolutamente importante para o estímulo e a adoção dessa nova metodologia digital do setor da construção. Mas, por ser colaborativa, caberá ao setor produtivo, associações e profissionais a disseminação e a ampliação da ferramenta”, ressalta.

A programação do Seminário também contará com espaço para discussão sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas ao BIM, além de casos práticos e exemplos de geração de bibliotecas BIM de importantes empresas fabricantes de materiais no Brasil.

Primeira biblioteca BIM pública no mundo

Lançada em novembro de 2018 e hospedada na Plataforma BIM BR, a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM) é a primeira biblioteca BIM pública no mundo e conta com 1,6 mil itens.

A dinâmica de upload e download de objetos BIM segue diretrizes específicas da comunidade da BNBIM, as quais estão descritas nos manuais e regulamento disponibilizados na Plataforma.

A Plataforma BIM BR e sua BNBIM fazem parte da Política Nacional de Disseminação do BIM no Brasil, conhecida como Estratégia BIM BR, uma iniciativa do então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) e do atual Ministério da Economia.

Por dentro da integração Topografia, Laser Scanning e BIM

Dando sequência aos webinars de 2019, acontece na próxima segunda-feira (15/4) a palestra Por dentro da integração Topografia, Laser Scanning e BIM. Assista ao vivo para entender o papel do BIM no ciclo de vida de ativos imobiliários, suas aplicações e integração com a Topografia e Laser Scanning.

A apresentação da palestra será de Rovane Marcos de França, Professor de Controle de Obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Mestre em Infraestrutura e gerência viária, Engenheiro civil, técnico em Geomensura e Estradas. Experiência em levantamentos com drones há 6 anos, laser scanner há 10 anos e projetos de infraestrutura há 28 anos

Registre-se agora e marque na sua agenda

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação