R é uma plataforma de código aberto para análise estatística. Nos últimos anos, foram criados diferentes pacotes de R dirigidos à análise espacial

Acaba de ser publicado um livro em português sobre Análise Espacial com o programa R, com licença creative commons. A publicação gratuita também está disponível uma versão em espanhol.

R uma plataforma de código aberto para a análise estatística tem sido uma referência na análise estatística durante muitos anos. Durante os últimos anos, foram criados diferentes pacotes de R dirigidos à análise espacial. No entanto, existem poucos livros focados na análise espacial com R, ainda menos em português.

Este livro tenta compensar essa falta e destina-se a usuários com conhecimento básico de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) que desejam iniciar a gestão e análise de dados espaciais com R. Portanto, não requer nenhum conhecimento prévio deste programa, mas um conhecimento básico do SIG. O livro pretende permitir ao leitor dar os primeiros passos na gestão de R para a análise espacial sem muitos tropeços.

No primeiro capítulo, é explicado como instalar R e RStudio e os principais elementos da interface RStudio são apresentados. No segundo capítulo, é feita uma introdução ao uso básico do R. No terceiro capítulo, apresentamos como os dados espaciais em R estão estruturados utilizando os pacotes sf e raster, os dois principais pacotes que usaremos ao longo deste livro. No capítulo 4, apresentamos algumas maneiras de interagir com dados geográficos entre R através de procedimentos de importação / exportação de dados em formato vetorial ou de imagem (raster), bem como alguns métodos para converter informações entre vetor e raster. Nos capítulos 5 e 6, são apresentadas operações SIG básicas, respectivamente, com dados em formato vetorial e raster. No Capítulo 7, apresentamos algumas análises geoestatísticas que podem ser realizadas com pacotes R. No oitavo capítulo mostramos algumas maneiras de elaborar cartografia. Finalmente, o capítulo 9 apresenta ao leitor as técnicas para fazer R interagir com o sistema de informação geográfica (SIG) de código aberto Q-GIS e a plataforma de modelagem espacial Dinamica EGO.

O livro é um derivado do livro Análisis espacial con R, usa R como un sistema de información geográfica (http://eujournal.org/files/journals/1/books/JeanFrancoisMas.pdf). Tem uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual e pode ser obtido gratuitamente na página https://bit.ly/2KpSI7C.

Autores: Mas J-F, Barreiros Horta M., Nogueira de Vasconcelos R. e Barbosa Cambui E.C. , 2019, Análise espacial com R, UEFS Editora, 102 p. ISBN: 978-85-5592-091-2

Geo e Drones na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação