Uma nova proposta de abordagem sobre mapeamento

Nova coluna, que pretende contar com a participação dos leitores, poderá apresentar tanto
discussões como esclarecimentos, peculiaridades e curiosidades da Cartografia

A credito que a melhor maneira de realizarmos bem uma tarefa é buscarmos dentro de nós mesmos e ao nosso redor o estímulo necessário para realizá-la. Por isso, ao receber o convite para escrever sobre cartografia, aerolevantamento, mapeamento e assuntos afins, imaginei que esse desafio pode tornar-se mais fascinante com a contribuição da comunidade cartográfica, dos leitores, ou de qualquer pessoa que entre suas atividades fazem uso da cartografia e, em especial, daqueles que num determinado momento precisaram de um mapa base ou de uma referência geográfica, e enfrentaram dúvidas como por exemplo: Qual é o produto cartógrafico que me atende? Em que escala? Com qual precisão? Quais são os elementos (edificações, sistema viário, bairros, hidrografia, etc) necessários para serem representados no meu mapa? Quais são os requisitos mínimos da base cartográfica para minha aplicação de GIS? E tantas outras…

Assim, entendi que o desafio de elaborar artigos sobre questões de cartografia é de todos aqueles que vivenciam de alguma forma "as aventuras e desventuras dos mapas". Por isso, o convite tornando-se coletivo, transformará este espaço da revista numa "coluna participativa".

Aqui faço um parêntese para convocar, nessa jornada, principalmente os Engenheiros Cartógrafos, profissionais que possuem nas atribuições designadas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Resolução Nº 218, de 29/06/73), o desempenho das seguintes atividades: supervisão, coordenação e orientação técnica; planejamento, projeto e especificação, …, assessoria e consultoria; avaliação, laudo e parecer técnico;… ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; elaboração, …, padronização, mensuração e controle de qualidade; execução e fiscalização de serviço técnico, referentes a levantamentos topográficos, batimétricos, geodésicos e aerofotogramétricos; elaboração de cartas geográficas; seus serviços afins e correlatos.

Cabe ainda destacar o talento dos(as) engenheiros(as) cartógrafos(as) – alguns dos quais tenho a satisfação de conhecer e/ou trabalhar – que atuando com seriedade, dedicação e competência, contribuem para o desenvolvimento de soluções inteligentes para mapear nosso território, diminuindo o abismo entre os dados espaciais e os usuários de GIS, embora enfrentem terrenos adversos como a complexa situação da cartografia brasileira.

Tributo aos cartógrafos(as) à parte, a homenagem vale para todos os profissionais que atuam nas instituições públicas ou privadas, consultores, autônomos, professores e tantos outros que abraçam a árdua tarefa de criar uma cultura da geoinformação em seus ambientes de trabalho. Verdadeiros heróis, pois vencem lenta e gradativamente as dificuldades, e abrilhantam o cenário nacional com sua integridade e persistência.
Retornando ao tema central de nossa coluna…

De que forma tornar as questões cartográficas mais transparentes, dinâmicas e atraentes? Para dar resposta à pergunta desisiti de escrever livremente, para me concentrar no que as pessoas gostariam de ler. Surgiu daí, uma proposta: Uma abordagem interativa, que possa expressar os comentários, sugestões e críticas dos leitores, compartilhando experiências, curiosidades e ressaltando os temas de maior interesse . Ousando um pouquinho mais, a coluna propõe ser um canal onde se possa compartilhar informações, na expectativa de ser um auxílio para as dúvidas dos leitores.

Portanto, o objetivo de nossa coluna é ampliar a comunicação com os profissionais que gostariam de uma abordagem sobre os inúmeros aspectos da elaboração da base cartográfica, enfocando o mapeamento digital e os produtos cartográficos.

Assim, para concretizar essas idéias, o portal MUNDOGEO disponibilizou um espaço no Fórum de Debates com o nome da coluna CANAL CARTOGRAFIA, no qual todos podem participar enviando mensagens. O histórico das mensagens fica arquivado e disponível a quem interessar. Diariamente as pessoas estarão debatendo os temas em questão.

Dessa maneira a coluna poderá apresentar:
 Resposta à discussão ou questionamentos do período;  Esclarecimento das dúvidas mais comuns;
 Assuntos de maior interesse;
 Resultado de sugestões apresentadas para o tema a ser abordado na coluna;
 Síntese das idéias compartilhadas no Fórum;
 Peculiaridades e Curiosidades.

Para iniciarmos nossa discussão neste espaço aberto para cartografia, proponho como tema da próxima coluna "A elaboração de uma base cartográfica digital para GIS, utilizando-se o processo de levantamento aerofogramétrico" ou "Aplicações dos produtos cartográficos".

A iniciativa de realizar atráves do CANAL CARTOGRAFIA a democratização do conhecimento cartográfico expressa o anseio, quase utópico, de romper barreiras, preconceitos e diversidades para trazer ao nosso cotidiano o benefício das experiências compartilhadas.

Assim, todos nós poderemos ser protagonistas de uma sociedade que sabe exercer seu direito à cidadania. Comecemos a praticar desde já, lançando sugestões, comentários, críticas e então veremos os resultados.

As discussões propostas nesta coluna não terminam aqui. No MundoGEO (www.mundogeo.com.br), foi criado um espaço especial, dentro do Canal Comunidade (Fórum) do portal para proporcionar a interatividade entre colunista e leitores. Não deixe de participar e dar sua opinião e sugerir temas para novas colunas.

Angélica Nogueira Tedesco é Engenheira Cartógrafa, gerente de Negócios da empresa MAPLAN Aerolevantamentos S.A. e coordenadora estadual da SBC – Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Email:angelica@maplanbrasil.com.br