Lançado no ano passado pela editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o CD-ROM "Fortalezas Multimídia" ganhou uma nova edição de seis mil exemplares.

Ao todo são 146 seções temáticas, contendo mais de três mil páginas de textos, duas mil imagens (entre fotos, mapas e ilustrações), 23 vídeos, passeios interativos em realidade virtual (maquetes 3D em vrml), vistas panorâmicas em 360 graus (quick time VR), entre outros avançados recursos de computação gráfica.

Por seu caráter enciclopédico, o CD-ROM tornou-se uma obra de referência ao apresentar quinhentas fortificações históricas no Brasil e no mundo. Idealizado pelo arquiteto Roberto Tonera – professor da UFSC que há doze anos trabalha na restauração das fortalezas de Santa Catarina -, o CD-ROM é enriquecido com informações sobre arquitetura, patrimônio cultural e ambiental, restauração, arqueologia, técnicas construtivas tradicionais dos séculos XVIII e XIX, história, visitação turística dos monumentos, armamentos e embarcações, entre outros assuntos.

O CD-ROM tem 630 Mb de informação que podem ser impressos, salvos, editados e permanentemente atualizados pela internet.

O CD-ROM é comercializado pelo website www.fortalezasmultimidia.com.br e livrarias para as quais o Projeto Fortaleza e a Editora da UFSC distribuem o CD.