A Space Exploration & Research Agency (SERA) anunciou uma parceria com a Blue Origin para desenvolver um programa de voo espacial humano para cidadãos de nações que historicamente não têm acesso ao espaço. O programa oferecerá a oportunidade para que cidadãos comuns de todo o mundo se tornem astronautas e participem da ciência espacial. Seu primeiro voo reservou todos os seis assentos em uma futura missão New Shepard da Blue Origin.

De acordo com o objetivo da missão de tornar o espaço mais acessível, cinco dos assentos serão alocados para cinco nações parceiras que nunca tiveram um astronauta ou tiveram muito poucos. O sexto assento será aberto a uma pessoa de qualquer nação. A SERA está colaborando com as agências espaciais nacionais e instituições de pesquisa regionais para apoiar a missão e desenvolver as cargas úteis dos experimentos científicos a bordo do voo. Tanto a seleção final do astronauta quanto os experimentos científicos serão determinados pela comunidade. As nações parceiras serão anunciadas nos próximos meses.

Esse programa se baseia em uma colaboração anterior entre a SERA (antiga CSA) e a Blue Origin, que possibilitou que Victor Hespanha, um engenheiro civil mineiro de 28 anos, se tornasse o segundo brasileiro no espaço e um herói nacional. Victor foi selecionado aleatoriamente na comunidade SERA e voou no NS-21, o quinto voo tripulado da Blue Origin, em 4 de junho de 2022.

“Cerca de 150 países nunca tiveram um astronauta”, disse Joshua Skurla, cofundador da SERA. “Criamos este programa para mudar isso. O voo de Victor nos mostrou como uma pessoa pode inspirar e entusiasmar uma nação inteira sobre o potencial do espaço e queremos repetir isso em uma escala muito maior. A Blue Origin ajuda a tornar isso possível e compartilhamos a visão de tornar o espaço mais acessível para todos.”

“Nossa vida futura no espaço deve refletir a rica diversidade aqui na Terra”, disse Phil Joyce, vice-presidente sênior da unidade de negócios New Shepard da Blue Origin. “Este programa é um passo significativo para tornar o espaço acessível a pessoas que, de outra forma, não teriam a oportunidade de experimentar suas maravilhas. Ele também inspira seus concidadãos – e muitos outros além de suas fronteiras – ao longo do caminho.”

Até agora, o espaço tem sido um domínio exclusivo, com mais de 80% de todos os astronautas até o momento provenientes de apenas três países. Atualmente, esses mesmos três países possuem e operam quase 80% da infraestrutura espacial. A SERA, cuja missão é criar uma agência espacial para todos e acelerar a participação global no setor espacial, foi fundada para resolver esse desequilíbrio histórico.

“Apesar dos trilhões gastos pelos governos, nas últimas três décadas, em geral, apenas um punhado de pessoas esteve no espaço em um determinado momento”, diz Sam Hutchison, cofundador da SERA. “Os recursos materiais e energéticos inimaginavelmente ricos do sistema solar permanecem totalmente inexplorados. Com a redução dos custos de lançamento, tudo isso está prestes a mudar, e a SERA quer garantir que todos na Terra tenham a chance de participar do crescimento da economia extraterrestre.”

Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: