A subsidiária brasileira da Siemens está buscando entre as operadoras brasileiras quais são potenciais clientes para a oferta de sua plataforma própria de LBS (Location Based Services). De acordo com Marco Antonio Neves, gerente de desenvolvimento de projetos da Siemens no Brasil, há cerca de um mês a empresa – que atuava nesta área por meio de parcerias – vem trabalhando em conjunto com a matriz alemã para iniciar a oferta e a implantação de sua linha LBS.

"A plataforma retira a informação da central da operadora e vai trabalhar de acordo com aplicações e serviços programados, como localização de assinantes, restaurantes ou lojas cadastrados, frotas de veículos ou mesmo de ruas em grandes cidades", detalha Neves. Segundo o executivo, a plataforma está baseada em pacotes de software, de acordo com o nível de serviço que as operadoras desejam oferecer, e uma workstation (provavelmente Sun) que trabalha de forma dedicada.

"Hoje, as operadoras começam a pensar em serviços de dados. Elas estão priorizando o SMS (Short Message Service) mas através disso vão partir para a localização", prevê Neves.