Um relatório do Fórum Econômico Mundial prevê que economia espacial pode chegar a US$ 1,8 trilhão até 2035 e rivalizar com o tamanho e o alcance da indústria global de semicondutores, com a expectativa de que as tecnologias espaciais se tornem tão onipresentes na vida cotidiana quanto os semicondutores são hoje.

O crescimento se dará, em grande parte, devido às tecnologias baseadas e habilitadas para o espaço, como posicionamento, navegação e cronometragem de comunicações e serviços de Observação da Terra.

O estudo, desenvolvido em parceria com a McKinsey & Company, conclui que, em um mundo cada vez mais conectado e móvel, o impacto da economia espacial se expandirá muito além do próprio espaço, tornando-se mais uma questão de conectar pessoas e bens. Embora se preveja que as atividades espaciais, como infraestrutura espacial e satélites, lançamento e exploração, também aumentem significativamente em relação aos níveis atuais, isso ocorrerá em um ritmo mais lento do que as tecnologias e os negócios habilitados para o espaço na Terra.

O relatório conclui que todos os setores podem ser tanto impulsionadores quanto beneficiários do crescimento e da diversificação do setor espacial, contribuindo para três objetivos principais: harmonização, acessibilidade e usabilidade, e conscientização e educação. A colaboração intensificada entre as diversas partes interessadas dos setores público e privado será fundamental para desbloquear e maximizar o potencial exponencial do setor nos próximos anos.

“As tecnologias espaciais estão proporcionando maior valor a um conjunto mais diversificado de partes interessadas do que nunca, inclusive em setores tão variados como alimentos e bebidas, varejo, bens de consumo e estilo de vida, cadeia de suprimentos e transporte, e até mesmo mitigação de desastres climáticos”, disse Sebastian Buckup, membro do Comitê Executivo do Fórum Econômico Mundial. “Com a redução dos custos e o aumento da acessibilidade, essas tecnologias podem remodelar setores inteiros e ter tanto impacto nos negócios e na sociedade quanto os smartphones ou a computação em nuvem.”

“As empresas de uma variedade cada vez maior de setores, como agricultura, construção, seguros e mitigação da mudança climática, podem e serão todas impulsionadoras da nova e crescente economia espacial”, disse Ryan Brukardt, sócio sênior da McKinsey & Company. “Ao compreender e abraçar todo o potencial do espaço, os participantes dos setores público e privado podem se posicionar como líderes na economia espacial, liberando benefícios de longo prazo.”

O relatório pode ser baixado no site do Fórum Econômico Mundial. Clique aqui para acessar.

Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: