O Departamento de Investigação de Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo apresentou na semana passada 20 novos carros que serão monitorados via satélite. Além de aumentar a segurança dos policiais, o novo sistema vai mostrar onde eles estão trabalhando e ajudar a evitar possíveis desvios de conduta. A operação possibilita, por exemplo, a organização de cerco a traficantes e o apoio aos agentes em possíveis confrontos. Numa etapa mais avançada, o programa deverá treinar os agentes do Denarc para o uso de palmtops (computadores de mão) e equipar com microcâmeras os carros da polícia.

O secretário de Segurança Pública, Saulo Castro de Abreu Filho, pretende expandir esse equipamento para os carros de outros departamentos das Polícias Civil e Militar. Além do monitoramento dos carros, por meio de GPS, o secretário pretende instalar outras inovações tecnológicas. A exemplo do que vem sendo feito nos carros das polícias de muitos Estados norte-americanos e canadenses, devem ser instalados laptops (computadores portáteis) e microcâmeras nas viaturas.

A idéia é fazer do carro de polícia uma minidelegacia, que atenderia a casos de furto e roubo e denúncias de violência, como brigas e desentendimentos. O sistema deve funcionar da seguinte maneira: agentes treinados poderão acompanhar e orientar a movimentação dos carros pelo computador, que vai exibir a localização de cada um. O software utilizado permite que o carro seja acompanhado em qualquer Estado brasileiro e até mesmo em alguns países vizinhos.