Melhor prevenir do que remediar. É esta a filosofia que o governo de George W. Bush está utilizando em sua nova estratégia para conter ataques terroristas.

A Casa Branca autorizou planos para o desligamento temporário – em caráter nacional – da rede GPS (Sistema de Posicionamento Global). O governo alega que a medida vai impedir que terroristas usem a tecnologia direcional via satélite no planejamento de seus ataques.


Trauma de 11 de setembro traz conseqüências ao setor de geoinformação.

De acordo com um porta-voz do governo norte-americano, uma medida como esta só seria posta em prática "sob circunstâncias especiais". A rede GPS é considerada "infra-estrutura crítica" para a segurança nacional dos Estados Unidos. Ela é muito utilizada na aviação e navegação comerciais. O sistema também é cada vez mais usado para os militares organizarem movimentação de tropas, direcionarem bombas e mísseis.

A Casa Branca afirmou ainda que as medidas procurarão melhorar a estabilidade da tecnologia americana (com aumento da resistência dos sinais), e que o fornecimento de informações continuará gratuito. A rede de GPS norte americana faz uso de 24 satélites que agem como faróis, enviando sinais de rádio de localização específica. Eles são reconhecidos por aparelhos usados por motoristas, viajantes, pilotos e marinheiros.