O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo:Desenvolvedor de negócios na área de vendas em tecnologia da informação – SIG. Desejável que o candidato tenha formação em ciências da terra, experiência em SIG e processamento de imagens de satélite, conhecimentos básicos da língua inglesa, conhecimentos específicos em Microsoft Office, disponibilidade para viagens e carteira de motorista categoria B.
Empresa: Senografia Sensoriamento Remoto
Local: Curitiba (PR)
Contato: Encaminhar currículo com pretensão salarial para curriculum@senografia.com.br aos cuidados de Rosana, sob o título: “Vaga para Desenvolvedor de Negócios”.

Cargo: Analista de GIS Pleno. Necessários sólidos conhecimentos de GIS, geoprocessamento e tecnologia ArcGIS. Desejável conhecimentos em modelagem de dados.
Empresa: Gisplan
Local: Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial e disponibilidade de início para rh@gisplan.com.br com assunto “Analista de GIS Pleno”. Só serão aceitos currículos que contenham pretensão salarial.

Cargo: Vaga para topógrafo/cartógrafo, para integrar equipe técnica e de projetos, realizando trabalhos técnicos de topografia e de cartografia. Candidato deverá possuir o seguinte perfil:  Experiência profissional mínima 5 anos em atividades de cartografia/topografia; formação adequada à função; conhecimento de C.A.D e S.I.G; conhecimento da Realidade Angolana; elevado sentido de Planejamento e organização; facilidade em transmitir conhecimentos e organização de ações de formação ” on Job ” para colaboradores angolanos; orientação de resultados e clientes;
domínio de informática na ótica do utilizador; boa capacidade de ntegração em equipes de projeto e de trabalho em ambientes de “stress”;
Empresa: Somust,S.A
Local: Lisboa – Portugal
Contato: Interservlisboa@interservicos.com

Cargo: 150 vagas no estado de São Paulo, na área de TI, para cargos de estagiário, programador, técnico, operador, analista e consultores de aplicação e infraestrutura de serviços, em todos os níveis. Há também posições em nível gerencial, sendo necessária a disponibilidade do candidato para atuar em âmbito nacional. Os selecionados participarão dos mais diversos projetos desenvolvidos pela empresa. Os interessados devem ter formação na área de TI e disciplinas correlatas e experiência em diversas tecnologias como Web, Mainframe, ERP e Suporte. Para projetos internacionais há exigência de idiomas estrangeiros como inglês ou espanhol.
Empresa: CPM Braxis Capgemini
Local: Estado de São Paulo
Contato: Se inscrever pelo site da companhia (www.cpmbraxis.com), cadastrando currículo na seção “Carreira”.

Cargo:Vaga para topógrafo com experiência em vias de comunicação em Angola para um período de 3 anos.
Empresa: Goldentop
Local: Angola
Contato: geral@goldentop.pt

Cargo:Vagas para engenheiros agrimensores e cartógrafos. Os requisitos mínimos exigidos são 2 anos de experiência, inglês intermediário, formação técnica sólida e capacidade de liderança. Dentre os benefícios oferecidos pela empresa estão: salário fixo, seguro saúde, vale refeição e transporte e possibilidade de crescimento profissional.
Empresa: Santiago & Cintra Geo-Tecnologias
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Enviar currículo para selecao2011@santiagoecintra.com.br até 15 de novembro.

Cargo: Vaga para Analista de Marketing Sênior – Topografia. A formação exigida é superior completo em engenharia, administração, topografia, agrimensura e correlatos. Também está sendo requisitada a seguinte experiência profissional: perfil técnico/comercial e experiência em vendas de equipamentos topográficos (teodolitos, estações totais, níveis ópticos, níveis a laser, tripés, réguas e prismas). A vaga pode ser para profissional pleno ou sênior. O profissional selecionado irá atender os clientes atuais na América Latina, assim como desenvolver e prospectar novos clientes potenciais. Deverá ser responsável pela confecção de preços e pela rentabilidade da linha CST Berger, bem como a coleta e análise de dados de mercado e da concorrência.
Empresa: Grupo Bosch
Local: Campinas (SP)
Contato: Enviar currículo para ligia@mikinev.com.br.

Cargo: Órgao responsável pela manutenção da cartografia oficial do Distrito Federal. Vagas para Engenheiros Cartógrafos e Engenheiros Agrimensores.
Instituição: Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal
Local: Brasília (DF)
Contato: Contato através do email litz.mary@sedhab.df.gov.br ou pelos telefones (61) 3214-4111, (61) 9674-0401.

Cargo: Vagas para Engenheiros e Técnicos Civil, Elétricos e Mecânicos para Obras Portuárias, com experiência em fiscalização de obras portuárias,construção de túnel,abordando todo o seu ciclo (marcação da rocha, perfuração, carregamento, detonação, limpeza da área detonada, bate choco, enfilagem, colocação de tirantes e lançamento de projetado nas paredes e teto do túnel). Fiscalizar o cumprimento das Normas de qualidade, segurança e meio-ambiente na execução dos serviços, lançamento e geração de relatórios gerenciais de controle da obra e custos. Salário: A combinar + benefícios.
Empresa: Empresa com forte atuação nacional especializada em gerenciamento e fiscalização de obras de grande porte
Local: Itaguaí (RJ)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para cv.triagem@yahoo.com.br informando no assunto PROFISSIONAIS PARA OBRA DO PORTO EM ITAGUAÍ.

Cargo: Vaga para Desenvolvedor JAVA – GIS. Necessário Ensino Superior Cursando em Informática ou afins; Conhecimento da Linguagem JAVA; Inglês Avançado. Desejável: Conhecimento do Postgre, PostGis, MySQL;
Conhecimento Geoserver, Mapserver ou Degree; Conhecimento de Geoprocessamento. Responsabilidades: Implementar customizações de produtos.
Empresa: Avanti prima Engenharia
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Enviar currículo para clovis.tavares@avantiprima.com.br

Cargos:
1) Consultor em GIS e Geoprocessamento. Necessário ter formação superior em engenharia cartográfica ou geografia (desejável mestrado em GIS ou Geoprocessamento); experiência profissional com plataforma ArcGIS; controle de qualidade de dados geoespaciais;modelagem de bancos de dados geoespaciais; elaboração de mapas temáticos, design de mapas e pesquisa e definição de simbologias. A empresa também exige do candidato conhecimento em análise espacial; 3D e modelo digital de elevação; definição de regras topológicas e de rede; sensoriamento remoto (tipos de sensores, interpretação e classificação de imagens). Aspectos pessoais exigidos incluem atualização constante, autodidata e excelente habilidade de comunicação oral e escrita. Principais atividades desepenhadas pelo profissional são atividades de consultoria em modelagem de bancos de dados espaciais; elaboração de mapas temáticos e design de mapas e apoio a clientes na utilização de ferramentas da plataforma ArcGIS.
2) Analista Desenvolvedor GIS. Atividades: Desenvolver ferramentas GIS, visando aumento da produtividade nos projetos da empresa, e GIS para Web; Desenvolver customizações para aplicações; Codificar Sistemas; Realização de testes automatizados (unitários, integração, etc..); Documentação. Habilidades e experiências desejadas: Experiência Profissional / Conhecimentos: NET (Web e Desktop), C#; Desejável conhecimento em Gis: ArcObjects, ArcGis, Spring, entre outros; Desejável conhecimento em linguagens dinâmicas, Javascript, JEE, Silverlight/WPF, Flex, .NET mobile, Web Services (SOAP e REST) e Webstandards.
3) Vaga para Analista em Geoprocessamento (Mapeamento Urbano Básico). O profissional será responsável por acompanhar e executar a metodologia de mapeamento urbano básico; validar os resultados obtidos no projeto da metodologia MUB; acompanhamento da equipe de trabalho em campo para correções nas atividades; utilização do ArcGIS e ferramentas de apoio para validação de dados. Necessário ter superior completo em Geografia, Cartografia ou áreas correlatas. Experiência em projetos de mapeamento urbano, conhecimentos em geografia, cartografia, entrepretação e tratamento de imagens de satélite, e disponibilidade para viagem de verificação em campo completam o perfil exigido pela empresa.
Empresa: Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica
Local: Rio de janeiro (RJ) e redondezas (1ª vaga) e São José dos Campos (2ª e 3ª vaga)
Contato: Enviar currículo para veuzebio@img.com.br.

Cargos:
1) Técnico de Sistemas de Informação Geográfica. Para este cargo é necessário experiencia mínima de três anos em soluções GIS da Esri. O selecionado será responsável pela gestão de todos os tipos de informações geográficas georreferenciadas, nos seus diversos formatos. Irá apoiar a atualização das bases de dados e na participação em projetos de planejamento regional e urbano. Fundamental possuir conhecimentos em todas as áreas ligadas à cartografia e softwares ArcGIS e Autocad Map, aos dados alfanuméricos, à elaboração de gráficos e à foto interpretação. O profissional será responsável por analisar e interpretar representações cartográficas, controlar a qualidade da cartografia utilizando Autocad Map e ArcGIS; converter dados CAD para SIG; operar com software de sistemas de gestão de bases de dados e com softwares GIS da Esri, verificando a coerência dos dados; integrar e editar dados cartográficos, estruturando e validando dados provenientes de diversas fontes e em diferentes formatos; identificar os métodos e os procedimentos inerentes à geocodificação, aquisição e organização de dados geográficos; administrar os dados (alfanuméricos e cartográficos) de um projecto SIG; realizar operações de análise e modelação de dados geográficos, preparar elementos de apoio à tomada de decisões, validando os dados e realizando consultas ao sistema.
2) Consultor SIG. O profissional que assumir o cargo de Consultor em soluções SIG deverá ser licenciado em Geografia, Engenharia Geográfica ou Cartografia e será responsável em oferecer soluções em SIG – ESRI e no desenho e arquitetura de base de dados geográficos. Desejável conhecimento em software Esri (ArcGIS 9.3x e 10 e ArcGIS Server), Geodatabase multiusuário, e experiência e vivência nos mercados de Petroleo&Gás, Telecom e Utilities, na implementação e consultoria. Principais resposabilidades incluem a gestão de projetos SIG, implementação de SIG e ArcGIS Server Enterprise, consultoria e formação em ArcGIS – Certificada, desenho de sistemas, desenho conceitual de base de dados, desenho de sistemas aplicacionais, configuração de bases de dados geográficas e integração de dases de dados e sistemas.
Empresa: Sinfic S.A
Local: Angola
Contato: Enviar currículo detalhado e com foto para marketing.sinfic@sinfic.com, com informações relevantes para o desempenho das funções solicitadas e com referência à vaga que está se candidatando.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo:Diversas vagas para engenheiro civil e uma vaga para Cartógrafo/ Geógrafo, com graduação completa em Geografia/ Cartografia, em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
Instituição: Departamento Estadual de Rodovias – DER
Local: Estado do Ceará
Contato: Inscrições de 21 de novembro a 12 de dezembro em http://concursos.acep.org.br/selecaoDER2011

Cargo: Uma vaga para Professor Assistente Doutor, registrado sob o nº 461, no RDIDP – Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, nas disciplinas de Geodésia I, II e III e Levantamentos Topográficos e Geodésicos, junto ao Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Instituição: UNESP
Local: Campus de Presidente Prudente (SP)
Contato: Inscrições até 22 de dezembro, das 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 16:30 horas, na Seção Técnica de Comunicações da Faculdade, situada na Rua Roberto Simonsen, nº 305, na cidade de Presidente Prudente (SP). Edital: http://www2.fct.unesp.br/rh/concursos/docentes/INSCRICOES%20ABERTAS/Depto%20de%20Cartografia/Prof%20Assist%20Doutor%20Geodesia/

Cargo: Uma vaga para engenheiro agrimensor, com curso de graduação de nível superior, bacharelado em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Geodésia e Topografia ou Engenheiro Geógrafo, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro no respectivo Conselho.
Instituição: CELESC Distribuição S/A
Local: Florianópolis (SC)
Contato: Inscrições até 21 de novembro em http://celesc.fepese.org.br/ Edital: http://xa.yimg.com/kq/groups/9958307/103013013/name/edital_CELESC_2011_10_19.pdf

Cargo: Bolsista para programação Java para desenvolvimento de projeto de software livre com Tecnologia Terralib. Vaga para canditado que possua mestrado recém concluído e defendido ou com dois ou mais anos de conclusão do mesmo. A empresa informou que existe possibilidade de liberação para realização de doutorado no INPE.
Empresa: Nexus
Local: São José dos Campos (SP) – Parque Tecnógico
Contato: anapaula@nexusbr.com

Cargo:Processo de seleção de recém-doutores, que serão incorporados por meio de bolsas de pós-doutoramento da FAPESP e de outras instituições de fomento à pesquisa. A seleção será feita em duas etapas: na primeira fase serão analisados o curriculum vitae do candidato e seu projeto de pesquisa. De acordo com a coordenação do CEM, nesta fase serão avaliados o perfil e trajetória do candidato em relação à qualidade científica da proposta apresentada, tendo em vista sua articulação com as linhas de pesquisa do Centro. Os pré-classificados nesta primeira etapa serão convocados para uma entrevista com a comissão de seleção. O número final de selecionados, até o máximo de três bolsas de pós-doutoramento, dependerá da avaliação do mérito das propostas e do desempenho dos candidatos nas entrevistas. O prazo para envio de propostas será encerrado no dia 16 de dezembro (data de postagem no correio ou de envio pela internet). O resultado da primeira fase será divulgado até o dia 20 de dezembro, quando serão indicados os candidatos selecionados para entrevista, que será realizada na sede do CEM ou via Skype, em data a ser indicada no momento da divulgação dos resultados da primeira etapa. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.333,40 mensais.
Instituição: Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Local: São Paulo (SP)
Contato: As propostas podem ser enviadas email posdoc.2011@cmetropole.org.br ou pelo correio para o endereço R. Morgado de Mateus, nº 615, Vila Mariana, São Paulo (SP), CEP 04015-902, aos cuidados de Mariza Nunes, da Secretaria do CEM.

Cargo: 25 vagas para engenheiros, dentre elas, para engenheiro agrimensor.
Instituição: Celesc Distribuição (Centrais Elétricas de Santa Catarina)
Local: Florianópolis
Contato: Inscrições em http://celesc.fepese.org.br até às 17h do dia 21 de novembro.

Cargo: Inscrições abertas para uma vaga de pesquisador, com bolsa de Pós-Doutorado de 2 anos, para desenvolver pesquisa junto ao grupo de Radar em Geociências do INPE, em São José dos Campos, SP. A pesquisa é parte de uma investigação que enfoca o uso da Interferometria Diferencial com dados TerraSAR-X (TSX-1) para medidas de deformação superficial na mina à céu aberto de N4, na Província Mineral de Carajás, estado do Pará. A vaga requer candidatos com título de doutor em Cartografia, com experiência em tratamento geral e análise estatística de dados de Radar de Abertura Sintética (SAR) orbital em aplicações geoambientais, particularmente na região amazônica brasileira. O trabalho de pesquisa consistirá em (1) desenvolver capacitação no processamento interferométrico de dados TSX-1 com uso do software Gamma Remote Sensing, com ênfase na abordagem PSI (Permanent Scatterer Interferometry); (2) compatibilizar espacialmente medidas de deslocamento de superfície fornecidas por métodos geotécnicos convencionais (níveis, prismas, estação total, etc.) e as fornecidas pela interferometria orbital TSX-1; e (3) participar das atividades de validação estatística entre os dois conjuntos de dados de medidas de deformação no terreno. Como o projeto 10/51267-9 será desenvolvido com enfoque na área de N4 em Carajás (Pará), uma experiência prévia em trabalhos de campo na Amazônia é requisito importante no processo de seleção. O valor da Bolsa PD é de R$ 5.333,40 mensais, sem dedução, e com reserva técnica de 15% do valor anual da Bolsa.
Instituição: FAPESP-Vale
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar para seleção carta de manifestação de motivação/interesse, curriculum vitae e duas cartas de recomendação, todos documentos no formato PDF, ao Dr. Waldir Renato Paradella (waldir@ltid.inpe.br), até o dia 30 de novembro de 2011.

Cargo: Uma vaga para professor adjunto, para as áreas de cartografia e geoprocessamento.
Instituição: Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Inscrições poderão ser feitas na Secretaria Geral do Instituto de Geociências, sala 214, (Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha – BH/ MG) até 20 de dezembro de 2011, no horário de 10:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00 horas. Editais em: http://www.igc.ufmg.br/acontece/index.htm#adjcart

Cargo: Uma vaga para o departamento de Geografia. Área de Conhecimento: Geografia Física: Geoprocessamento, Planejamento e Gestão. Período provável de realização das provas: segunda quinzena do mês de novembro de 2011, devendo o respectivo setor divulgar em edital, as datas, locais e horários de realização das provas.Titulação Mínima Exigida: Graduação em Geografia e Doutorado em Geografia, obtidos na forma da lei.
Instituição: Universidade Federal do Paraná – UFPR
Local: Curitiba (PR)
Contato: Inscrições em no Setor de Ciências da Terra /CT. Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, nº 210, Centro Politécnico, Caixa Postal 19001, Jd. das Américas CEP: 81531-990-Curitiba/PR. Fone: 3361-3133. Horário: das 14h às 17h.

Cargos:
1) Concurso para Professor Adjunto de Ecologia e Biogeografia para Departamento de Geografia da UFF. O concurso será para a Classe de ADJUNTO – Nível I – regime de 40 HORAS DE.
2) Concurso para Prof. Adjunto de Geografia Humana e Econômica para Departamento de Geografia da UFF. O concurso será para a Classe de ADJUNTO – Nível I – regime de 40 HORAS DE.
Instituição: Universidade Federal Fluminense – UFF
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Inscrições em https://sistemas.uff.br/cppd/home.cppd até 18 de novembro.

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople. Clique aqui e confira.

Cargos:
1) Auxiliar Técnico. Duas vagas estão abertas para trabalhar na Restituição Cartográfica. São necessários conhecimentosem AutoCad e topografia, noções de SIG e cartografia, segundo grau completo e capacidade de visão estereoscópica.Preferência para quem tiver técnicos correlatas a área de cartografia. Atividades inerentes ao setor de restituição serãodesenvolvidas.
2) Técnico de GPS I. Nesta função, o profissional irá executar levantamentos com GPS, cadastro multifinalitário ereambulação, além de preencher planilhas, croquis e itinerários, planejar logística em campo e operar GPS de navegação,GPS geodésico e RTK. Requisitos incluem carteira de Habilitação A/B e noções de informática em email e GoogleEarth.
3) Engenheiro Civil – Projetista. O profissional irá atuar como engenheiro projetista na área instalações prediais de médio egrande porte, com ênfase em projetos hidro-sanitários. Experiência na elaboração de projetos, memórias de calculo,memoriais descritivos e levantamento de quantitativos. Capacidade de pesquisa e introdução de novas tecnologias econceitos são requisitos, além de ter afinidade com softwares de projetos e interesse por informática. Em todas as vagasestão disponíveis benefícios como assistência médica, tíquete-refeição e vale-transporte e a contratação é efetiva.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br, com o nome título da vaga no assunto do email.Cargo: Vaga para Engenheiro Cartógrafo ou Agrimensor com sólidos conhecimentos e experiencia em topografia. Sãorequisitos ter habilidade para trabalhar com equipes multidiciplinares, ter boa redação para escreber relatórios técnicos eutilizar softwares como o TopoGraph e Autocad.
Empresa: Saint Germain Consultores
Local: Brasília (DF)
Contato: Entrar em contato com Luis Alberto Monsalves Araus (Engenheiro Cartógrafo – Diretor) no endereço: SaintGermain Consultores Associados Ltda. Tel: (61) 3363-9224 ou 9304-3132. Endereço: SCIA Quadra 14 conjunto 03 lote 03 -Brasília-DFCargos:
1) Programador PHP. O profissional irá desenvolver aplicações web com linguagem PHP, Java Script, Ajax, SQL (Postgre eOracle) e também aplicações com webservices (clientes e comunicação entre webservices). Requisitos incluem superiorcompleto ou em andamento na área de TI, experiência de um ano em programação, bom relacionamento com grupos evontade de crescimento e inglês intermediário (leitura). Imprescindível conhecimentos em PHP, Java Script, Postgre SQL.Desejável que o candidator tenha conhecimentos em Ajax, SEO, SOA, Web services, Oracle, Padrões de projeto MVC, CMS.
2) Programador JAVA. As atividades desempenhadas nesta função incluem o desenvolvimento de aplicações em linguagemJAVA EE e JAVA SE, de aplicações acessando bancos de dados Oracle, Postgre e MS Server e de aplicações utilizandoJSPs. Necessário superior completo ou em andamento na área de TI, experiência de dois anos em programação, bomrelacionamento com grupos e vontade de crescimento e inglês intermediário (leitura). Imprescindível conhecimentos emJAVA SE, JAVA EE, JSP, Java Script, Postgre SQL e desejável em PHP, Ajax, SEO, SOA, Webservices, Oracle, Padrões deProjeto MVC.
3) Desenvolvedor .NET. Os requisitos para esta vaga são: graduação em andamento na área de TI, experiência emdesenvolvimento com Microsoft .NET e linguagem C# e conhecimento de inglês para leitura. Desejável conhecimento emdesenvolvimento para WEB WCF. Para todas as vagas a empresa oferece contratação CLT, salário compatível commercado, plano de saúde, vale refeição e vale transporte.
Empresa: Codex Remote
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para rh@codexremote.com.br, indicando no assunto o cargocorrespondente.

Cargos:
1) Geólogo Junior. Área de Atuação: Geotecnia (empresa de consultoria em projetos na área de geotecnia). Necessário ter

superior completo. Desejável pós na área. Atividades desenvolvidas: Realizar mapeamento geológico e geotécnico de cavas

e descrição de sondagens geológicas e geotécnicas; Confeccionar histogramas e histeriogramas das características

geotécnicas dos materiais, de acordo com a necessidade e possibilidade do projeto envolvido; Elaborar relatórios técnicos

referente a levantamento de dados coletados em campo.
2) Engenheiro Hidrotécnico Pleno. Área de Atuação: Geotecnia. Formação: Superior em Engenharia Civil e Mestrado em Recursos Hídricos Atividades Desenvolvidas: Realizar dimensionamentos hidrotecnicos dos projetos; Fazer e revisar relatórios e Memórias de Calculo no que concerne a parte hidrotecnica dos projetos.
3) Engenheiro Geotécnico Pleno. Área de Atuação: Geotecnia. Necessário ter formação superior em Engenharia Civil e Mestrado em Geotecnia.
Empresa: NorteRH (Empresa não informada)
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para josiane@nortearh.com.br