Concepção de um satélite da constelação Pléiades

Durante a madrugada de 16 para 17 de dezembro, seis satélites foram lançados no segundo voo do foguete Soyuz a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. Esta foi a primeira vez na história em que seis satélites construídos pela Astrium foram colocados em órbita ao mesmo tempo, utilizando um dispensador também desenvolvido pela empresa.

O Pléiades 1a é o primeiro de dois satélites para imageamento de alta resolução, pertencente à Agência Espacial Francesa (CNES). O aparelho se encontra agora em uma órbita a 700 km de altitude. As imagens geradas pelo Pléiades 1b serão utilizadas para fins militares e operados para uso comercial, e o aparelho está na mesma órbita do primeiro, porém a 180º de distância.

Os outros quatro satélites, chamados de Elisa, são projetados para mapear e caracterizar as emissões de radar a partir de qualquer ponto do globo para a Agência de Defesa Francesa e para a CNES (Agência Espacial Francesa). Os quatro satélites são baseados na plataforma Myriade e fabricados em conjunto com a Aéroportés Thales Systèmes.

A Astrium também irá fornecer ás Forças Armadas Chilenas um sistema satelital para observação da Terra (SSOT, na sigla em inglês). A empresa ainda produziu o dispensador, responsável por colocar os seis satélites em suas respectivas órbitas.

A constelação Pléiades irá oferecer novos serviços para a obtenção de informações geográficas precisas em um curto espaço de tempo. Com precisão de 50 cm, as imagens serão comercializadas pela divisão de GEO da Astrium Services, e estarão disponíveis a partir de março de 2012.